João Pessoa
Feed de Notícias

É a chance da população, entidades de classe e poder público definirem investimentos urbanos

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 - 17:33 - Fotos: 

Dez localidades da Paraíba realizam Conferências Municipais das Cidades até o final deste mês. Nesta sexta-feira (22), será a vez da população, associações e poder público de Teixeira escolherem as prioridades de investimento na área urbana do município. No dia 30 de janeiro, Pombal e Sapé fecham a programação mensal de plenárias.

 O vice-prefeito de Sapé, Mecildes Brito, estima que mais 100 pessoas participem da plenária no município. Segundo ele, o evento será uma oportunidade de aproximar a prefeitura da população. “Nós queremos ouvir os moradores de Sapé para que possamos identificar as necessidades do povo e as prioridades de investimento na cidade. É um espaço democrático onde sindicatos, associações, estudantes e igrejas podem discutir o que precisa ser feito no município”, declarou.

Benefício – O superintendente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), Achilles Leal Filho, lembrou que os municípios com plenárias realizadas até o dia 30 de janeiro terão prioridade nas ações do Governo Federal. “Quem faz a Conferência não enfrentará dificuldades para entrar nos programas do Ministério das Cidades, como o Minha Casa, Minha Vida. Nesse caso, o município será contemplado com mais rapidez nesse programa habitacional”, alertou.

No próximo sábado (23), o município de Cajazeiras vai realizar a Conferência Municipal das Cidades.  Do dia 26 ao 27, a população de Esperança participará da plenária municipal. Também no dia 27, os moradores de Itatuba fazem a Conferência das Cidades. Completam a agenda de plenárias em janeiro: Ingá e Sousa, no dia 28; Conde, no dia 29; Patos, nos dias 29 e 30; Pombal e Sapé, no dia 30;

Estadual e nacional – É nesses eventos que os moradores das cidades escolhem os delegados que levarão as reivindicações da população até a 4ª Conferência Estadual das Cidades, marcada para os dias 19 e 20 de março de 2010, em João Pessoa.

O evento tem como lema ‘Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social’. O tema será ‘Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano’. Em maio próximo, será realizada em Brasília a Conferência Nacional das Cidades, com delegados de todos os Estados brasileiros.

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme