João Pessoa
Feed de Notícias

Durante o evento, 92 conselhos municipais de saúde vão receber os kits do Canal Saúde

quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 13:29 - Fotos: 
O Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com o Ministério da Saúde e o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, nesta sexta-feira (18), em João Pessoa, a ‘Oficina Estadual de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde (PID). Durante o evento, que será aberto pelo presidente do CES, Antonio Eduardo Cunha, haverá a entrega de kits do Canal Saúde (TVs e parabólicas) para os conselhos de 92 municípios paraibanos. A oficina acontecerá a partir das 9h, na Associação Paraibana dos Hospitais, no bairro da Torre.

Segundo o secretário-executivo do CES, Vinícius Marques de Melo, todos os 223 municípios têm direito ao kit, mas apenas 92 cumpriram os requisitos do Ministério da Saúde, que financia a compra dos equipamentos. “Na primeira etapa do programa, todos os municípios receberam um computador e uma impressora, mas desta vez, nem todos cumpriram as exigências do Ministério e só vão poder receber os kits quando isso acontecer”, disse.

Para ter direito aos kits, os conselhos de saúde precisam estar funcionando em um ambiente próprio, com um mínimo de infraestrutura, e emitir, através de ata, essas informações ao Ministério da Saúde. “Todos os 223 municípios paraibanos têm conselho de saúde, mas a maioria funciona de forma precária. Alguns não têm, sequer, sede própria e funcionam em salas improvisadas dentro da prefeitura ou das unidades básicas de saúde. Acreditamos que, com a implantação do PID, os conselhos vão se organizar e fortalecer o controle social”, disse.

O programa – O objetivo do PID é fazer com que os conselhos de saúde incluam o controle social digital nas suas atividades diárias, utilizando a Internet para ter acesso a informações sobre saúde. O PID é uma parceira entre o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Sistema de Departamento de Informática do SUS (Datasus). O programa surgiu durante a última Conferência Nacional de Saúde, em 2007.

Vinícius informou que o CES realizou, em fevereiro e março deste ano, oficinas nas 12 gerências regionais de saúde, para mobilizar os gestores e presidentes dos conselhos de saúde e explicar os procedimentos para ter direito aos kits do Canal Saúde. “Na segunda quinzena de julho, vamos elaborar uma nova programação, apenas para os municípios que não vão receber os kits desta vez”, disse Vinícius.

Troca de conhecimento
– O Canal Saúde é um projeto permanente da Fundação Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de difundir e promover a troca de conhecimento, com programas voltados para assuntos relacionados a políticas públicas em saúde, ciência e tecnologia, comportamento, serviço, meio ambiente, qualidade de vida e atualização profissional.

Programação – Durante a oficina, haverá um painel abordando a situação do Programa de Inclusão Digital (PID), em âmbito nacional e estadual, além de uma discussão sobre o Programa Canal Saúde. Participarão do evento, representantes da SES, CES, CNS, Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB). A entrega dos kits vai acontecer no final da manhã, com a participação dos prefeitos e secretários de saúde dos municípios beneficiados.


Assessoria de Imprensa da SES/PB