João Pessoa
Feed de Notícias

Dois novos livros lançados pela Editora Universitária da UEPB

segunda-feira, 15 de março de 2010 - 18:11 - Fotos: 

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acaba de colocar em circulação dois novos títulos: ‘A Bacia do Rio Gramame: Biodiversidade, Uso e Conservação’ e ‘Seguridade Social e Saúde: Tendências e Desafios’. O primeiro é organizado pelos professores José Etham de Lucena Barbosa, Takako Watanabe e Ronilson José da Paz, reunindo 16 artigos de pesquisadores da área. Já o segundo engloba nove artigos, organizados pelas professoras Jordeana Davi, Claudia Martiniano e Lucia Maria Patriota.

‘A Bacia do Rio Gramame’ reúne trabalhos de diversas pesquisas de professores e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e UEPB ao longo de vários anos de estudos, descrevendo de forma didática e científica as características ambientais da Bacia, a qualidade de suas águas, seus usos e alguns dos conflitos e necessidades de gestão, buscando contribuir na organização do espaço físico, na preservação e melhoramento da qualidade das águas e nos usos integrados e sustentáveis.

Quanto a ‘Seguridade Social e Saúde’, os textos publicados são resultado de estudos e pesquisas efetuadas por docentes de Serviço Social e de áreas afins, predominando reflexões sobre o tema saúde e questões relacionadas ao financiamento, à reforma sanitária e, ainda, a assuntos específicos como o Programa Saúde da Família, atendimento nas Unidades Básicas em relação às DST/Aids e outros correlatos.

Todos os autores do livro participam do Grupo de Estudos, Pesquisas e Assessoria em Políticas Sociais (Geaps) e do Grupo de Estudo em Práticas Sociais (Nupeps), vinculados à UEPB. O lançamento de “Seguridade Social e Saúde: Tendências e Desafios” acontecerá no dia 25 de março, às 19h, no auditório do Departamento de Serviço Social (CEDUC I), localizado no bairro do Catolé.

Os livros já estão à venda da livraria da EdUEPB, localizada no hall de entrada do Prédio da Administração Central da UEPB (Avenida das Baraúnas, Campus de Bodocongó, em Campina Grande). Em breve, poderão ser encontrados nas demais livrarias da região.

Calendário – Outra produção da Editora Universitária é o calendário temático da UEPB, que neste ano apresenta belas fotografias de flores da Caatinga, uma para cada mês do ano, como a macambira, catingueira, aroeira, angico e mulungu. Todas as imagens foram registradas pelos professores Dilma Maria Brito Melo Trovão e Iranildo Melo, que realizam pesquisas no semi-árido.

Com o calendário, a Universidade busca sensibilizar e mobilizar grupos e indivíduos para uma ação em defesa do patrimônio biológico. A proposta da EDUEPB é mostrar algo mais, além da paisagem cinzento-esbranquiçada, comum em períodos de seca na região – uma imagem amplamente divulgada pela mídia e que contribui para que boa parte da população imagine a Caatinga apenas assim. Por isso, a escolha de fotos da colorida e multifacetada vegetação do local. 

O material foi impresso pela Gráfica Universitária, com direção de Cidoval Morais, coordenação de editoração de Arão de Azevedo Souza e editoração eletrônica de Jefferson Ricardo Lima e Leonardo Ramos de Araújo.

 

Da Assessoria de Imprensa da UEPB