João Pessoa
Feed de Notícias

Dois eventos marcam mais um dia comemorativo à Semana Nacional de Trânsito

sexta-feira, 23 de setembro de 2016 - 17:44 - Fotos:  Vicente Souza

“Todos nós parceiros dessa causa maior, que é a segurança no trânsito, temos obrigação de abraçar essa luta, para que a gente não se torne uma sociedade mutilada ou uma sociedade de órfãos, viúvas e viúvos em virtude de uma estupidez, que é sair de casa sem praticar a educação no trânsito, sem a menor noção de respeito aos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores em geral”.

O apelo foi feito pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, durante as aberturas do I Simpósio de Urgências e Emergências Químicas e do I Seminário sobre Fiscalização, Saúde e Educação de Trânsito, ocorridos nesta sexta-feira (23), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP) e na Escola Técnica Estadual, respectivamente.

Para ele, é inconcebível não investir, através de todos os setores envolvidos, na educação no trânsito. “Nesses poucos mais de 3 meses à frente do Detran, percebi que esse é o ponto crucial. E vou lutar para que ele tenha uma concentração, tenha unidade nas ações e tenha metodologia, para chegar aos condutores de veículos e pedestres, porque isso não tem volta, já que temos mais de 1 milhão de veículos em circulação no Estado”.

O Simpósio de Urgências e Emergências Químicas, coordenado pela Divisão de Educação de Trânsito (DET) expôs sobre o manuseio de produtos considerados perigosos, prevenção e combate a incêndios, além de transporte de vítimas, com palestras de especialistas, a exemplo do inspetor Inocêncio Nóbrega, da Polícia Rodoviária Federal; do tenente Alisson Dutra, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Paraíba, e do condutor Lima Júnior, do Samu.

O curso tem o objetivo de informar sobre os possíveis riscos oferecidos pelo manuseio incorreto de produtos químicos, assim como acidentes envolvendo tais produtos, a prevenção contra esses acidentes, incêndios e outros desastres, sobretudo no trânsito. Terá continuidade neste sábado (24), com palestras sobre Traumas de extremidades; Segurança e saúde no trabalho com líquidos inflamáveis;Triagem de vítimas, e Prevenção, preparação e respostas às emergências químicas.

Já o Seminário sobre Fiscalização, Saúde e Educação de Trânsito, coordenado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran),teve como objetivo provocar a reflexão e despertar a conscientização do cidadão, a fim de implementar a cultura de paz no trânsito entre seus atores (pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e passageiros).

A abertura contou com a apresentação do Programa de Inclusão através da Música – Prima, seguida de entrega da Medalha Paraibana do Mérito de Trânsito a autoridades e personalidades que contribuem para um trânsito mais seguro. A comenda foi instituída pelo Detran da Paraíba em 2010.

Três palestras foram expostas durante o evento sobre os temas “Acidentes de trânsito e seus impactos na saúde”, proferida pelos especialistas Renata Nóbrega, gerente executiva de Vigilância e Saúde da Paraíba, e José Bezerra Júnior, do Hospital de Traumas de Campina Grande; “Lei Seca: Mitos e verdades sobre a atividade de fiscalização e legislação”, proferida pelo cabo Jackson Alves, da Divisão de Policiamento e Fiscalização do Detran-PB, e “Educação de trânsito: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, pela renomada professora catarinense Irene Rios.

Segue programação de encerramento da Semana Nacional de Trânsito, neste domingo (25):

Carreata pela paz no trânsito

Local: Concentração no Mangabeira Shopping, com destino à Igreja Menino Jesus de Praga (Conjunto dos Bancários)

Horário: 14h30

Simulação de acidente de trânsito com produtos químicos

Local: Em frente à Igreja Menino de Jesus Praga (Bancários)

Horário: 15h

Missa em Ação de Graças pela paz no trânsito

Local: Igreja Menino de Jesus Praga (Bancários)

Horário: 17h