João Pessoa
Feed de Notícias

Documentário sobre vaqueiros aboiadores será lançado em São José dos Ramos

sexta-feira, 23 de maio de 2014 - 16:52 - Fotos:  Divulgação

Na próxima terça-feira (27) será lançado, em São José dos Ramos, o documentário “Aboio: a voz encantada do vaqueiro”, às 19h30, na Praça Noé Rodrigues de Lima. Com direção de Miguel Teles, o audiovisual tem patrocínio do Fundo de Incentivo a Cultura – Lei Augusto dos Anjos, do Governo do Estado, e foi filmado nos municípios paraibanos de Gurinhém, Salgado de São Félix, Sapé e São José dos Ramos.

O documentário aborda a vida dos vaqueiros aboiadores das regiões paraibanas da Zona da Mata e do Agreste, com cenas filmadas em sítios e fazendas, onde ainda reside a cultura deste canto secular, contando também com depoimentos de pesquisadores sobre o assunto. Com “Aboio: a voz encantada do vaqueiro”, os seus realizadores, Laura Maurício e Dágina Chaves, e o diretor Miguel Teles desejam tornar visível essa cultura esquecida, trazendo à tona esses locais pouco industrializados e as inquietações decorrentes das transformações no campo que afetam os vaqueiros no exercício da sua profissão.

O sertão possui os quatro sentidos na alma. O sertão tem cheiro, gosto, cor e som. Dentre todos os sons, nenhum é mais característico no Sertão do que o canto do vaqueiro. A globalização, as cercas, as novas tecnologias aplicadas na agropecuária, a destruição da fauna e da flora, dentre outros, têm contribuído para o desaparecimento gradativo da profissão, somente agora reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. Assim, o documentário ‘Aboio: a voz encantada do vaqueiro’, tenta mostrar através da melodia do aboio, a representatividade dos homens do couro na cultura e na tradição deste país”, assinalou o diretor Miguel Teles.