João Pessoa
Feed de Notícias

Documentário sobre a Cofep é destaque na Rota Cultural Caminhos do Frio em Pilões

sexta-feira, 10 de agosto de 2012 - 18:33 - Fotos: 

Foto: João Francisco/Secom-PB

O Empreender Paraíba participou das festividades da Rota Cultural ‘Caminhos do Frio’ na noite desta quinta-feira (9) na cidade de Pilões, no Brejo paraibano. Na ocasião, os representantes do órgão prestigiaram o vídeo documentário exibido sobre a história da Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba (Cofep), da qual o Empreender é parceiro.

Flores, banana e artes foi o tema da Rota na cidade, mas o destaque principal da noite foi para o trabalho da Cofep, fundada há 13 anos, mas com uma história ainda desconhecida para muitos. O vídeo foi produzido pela Voglia Produções do Rio de Janeiro, com direção de Ronaldo Uzeda e roteiro de Marco Simas.

Karla Cristina Paiva, a jovem que teve a ideia de cultivar as flores e fundou ao lado de Maria Helena e demais mulheres a Cofep, hoje atua no Ministério de Políticas Públicas para Mulheres, em Brasília. Ela esteve presente no evento, emocionada com o resultado do vídeo, exibido pela primeira vez para os moradores da cidade, e agradeceu a parceria do Empreender. “Não é fácil manter um projeto por 11 anos e manter vivo. É preciso renovar as estufas, as mudas e o Empreender chegou no momento ideal”, afirmou.

A presidente da Cooperativa, Maria Helena dos Santos, mantém o trabalho com muita ousadia e determinação. Sempre repete a frase, “sofri mais do que ‘suvaco’ de aleijado, mas estou aqui”, lembrando os momentos difíceis que ela, Karla e as demais mulheres enfrentaram para construir o que consideravam um ‘sonho’.

No vídeo Karla e Helena contam as histórias de superação delas, intercaladas com os relatos das outras mulheres. O filme conta a luta que enfrentaram contra o preconceito da sociedade e o machismo dos maridos. A noite contou também com a presença de representantes do Sebrae e Projeto Cooperar, além de autoridades do município.