João Pessoa
Feed de Notícias

Docente da UEPB faz palestra sobre programa terapêutico na Espanha

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010 - 18:33 - Fotos: 

O professor José Pereira do Nascimento Filho, do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi convidado recentemente para dar uma palestra na cidade de Andaluzia, na Espanha, durante a ‘I Jornada de Desporte e Descapacidade Borderline’.

Há dois anos em Granada, naquele país, o professor está cursando doutorado em Atividade Física e Saúde na Universidade daquela cidade, no Departamento de Educação Física e Enfermagem. Pereira foi o único brasileiro a ministrar palestra no evento, que ocorreu entre os dias 23 de novembro e 1º de dezembro de 2009.

O evento foi organizado pela Associação Borderline de Granada, Universidade de Granada e Faculdade de Educação Física, Plástica e Musical, tendo como patrocinador a Junta de Andaluzia. Durante sua palestra, o docente demonstrou a importância da aplicação e efeitos de um programa de atividade física terapêutica e jogos pró-desportivos para melhoria do bem estar de uma população com descapacidade Borderline.

O Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL), também conhecido como Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), é definido como um grave transtorno de personalidade caracterizado por desregulação emocional. Os indivíduos que sofrem de Borderline costumam ter um comportamento impulsivo e autodestrutivo, além de apresentar condutas suicidas. Por vezes, o transtorno é confundido com depressão ou transtorno afetivo bipolar.

O Borderline afeta seriamente toda a vida da pessoa acometida, causando prejuízos significativos tanto ao indivíduo limítrofe como às pessoas a sua volta. Frequentemente, ele precisa estar medicado para tentar reduzir as consequências incontroláveis que a doença traz.

Conforme Nascimento, os participantes da Jornada foram bastante receptivos a temática escolhida para a palestra. “Aproveitei a oportunidade para falar da nova política praticada na UEPB e dos convênios firmados com a Universidade de Granada. Muitos dos presentes se interessaram vivamente por conhecer a nossa instituição”, relatou.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB