João Pessoa
Feed de Notícias

Docas da Paraíba sedia reunião nacional de órgãos portuários nesta sexta-feira

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 - 10:04 - Fotos: 
A Companhia Docas da Paraíba vai sediar, nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, a reunião do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). O presidente do órgão na Paraíba, Wilbur Jácome, destaca que o encontro, que ocorre mensalmente e reúne os gestores portuários do País, é importante porque promove a integração e a discussão de estratégias para o desenvolvimento dos portos brasileiros.

A reunião na Paraíba acontece num momento importante porque a melhoria da infraestrutura portuária está sendo discutida para o escoamento da produção ou do recebimento de cargas. “A Secretaria Especial dos Portos planeja investir R$ 22 bilhões em projetos de dragagem, reforço de cais, ampliação de terminal de contêineres, entre outras obras”, argumenta Wilbur.

Ele disse que é uma honra para a Companhia Docas da Paraíba recepcionar os gestores das companhias de outros Estados e observou que este é o início de um trabalho que tende a aumentar e a Paraíba vai estar fazendo parte deste cenário de desenvolvimento.

Na pauta da reunião desta sexta-feira está prevista a discussão em torno da portaria da Secretaria do Patrimônio da União/Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que trata da cobrança pelo uso físico das águas públicas.

Também será discutida a Proposta Técnica e Comercial elaborada pela Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais – CPEA por solicitação da ABEPH, visando prestar assessoria técnica especializada na revisão da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama 344/04, que estabelece as diretrizes gerais e os procedimentos mínimos para a avaliação do material a ser dragado, visando ao gerenciamento de sua disposição em águas jurisdicionais brasileiras.