Fale Conosco

15 de outubro de 2013

Divulgado resultado preliminar do edital do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional



A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) divulgou o resultado preliminar do Programa DCR – Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado da Paraíba. Foram selecionados pelo comitê local do programa 18 propostas, que serão encaminhadas agora para a homologação final do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os candidatos que apresentaram propostas têm um prazo de 48 horas, após a publicação, para apresentar recurso. A previsão é divulgar o resultado final até o dia 31 deste mês para contratação dos doutores a partir de novembro próximo, por um período de até 36 meses.

O Programa DCR visa à atração e fixação de doutores no Estado da Paraíba, por meio da implementação de bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional. A intenção é estimular a fixação de recursos humanos com experiência em ciência, tecnologia e inovação e/ou reconhecida competência profissional em instituições de ensino superior e pesquisa, institutos de pesquisa, empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento, empresas privadas e microempresas que atuem em investigação científica ou tecnológica.

O programa tem como meta ainda contribuir para a diminuição das desigualdades priorizando as instituições situadas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e em microrregiões de baixo desenvolvimento científico e tecnológico do País, assim reconhecidas pelo CNPq, atuando em três vertentes: Regionalização: caracterizada pela atração de doutores para as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e o estado do Espírito Santo. Nesse caso, não é permitida a concessão da bolsa a doutores formados ou radicados no próprio estado; Interiorização: caracterizada pela atração de doutores para microrregiões reconhecidas pelo CNPq como de baixo desenvolvimento científico e tecnológico, (fora das áreas metropolitanas) e que permite a concessão da bolsa a doutor formado ou radicado no próprio estado; Fomento à competitividade (DCR empresarial): caracterizada pela atração de doutores que contribuam para a execução de projetos aplicados ao desenvolvimento tecnológico, assim como atividades de extensão inovadora e transferência de tecnologia, em empresas da Paraíba. Permite a concessão da bolsa a candidato formado ou radicado no estado.

Veja aqui a relação dos candidatos pré-selecionados.

ResultadoPreliminarDCR