João Pessoa
Feed de Notícias

Divisão de Piscicultura da Empasa atinge metas do primeiro semestre

quinta-feira, 28 de julho de 2016 - 12:17 - Fotos:  Secom-PB

Dos 223 municípios paraibanos, 26 foram atendidos no primeiro semestre deste ano pela Divisão de Piscicultura e Pesca Artesanal (Dipis) da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), beneficiando 430 açudes, com um total de 412.946 unidades (entre peixes alevinos, juvenis e adultos), dentro do Programa de Peixamento da Secretaria Executiva de Pesca, setor vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

Até agora, os municípios atendidos foram Borborema, Duas Estradas, Cacimba de Dentro, Areia, Alagoa Nova, Frei Martinho, Parari, São José dos Cordeiros, Desterro, Várzea, Patos, Santa Terezinha, Passagem, Piancó, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Coremas, Cajazeiras, São José da Lagoa Tapada, Água Branca, Imaculada, Tavares, Lagoa e Baia da Traição. A meta é alcançar todos os municípios com a distribuição de cinco milhões de alevinos.

O trabalho de peixamento é feito por meio de doações e comercialização das espécies de peixes como a tilápia revertida, tilápia mista e tambatinga. O programa estadual de piscicultura prevê a capacitação de técnicos, pescadores e produtores rurais no desenvolvimento da extensão piscícola e produção com distribuição de alevinos/peixes para açudes, represas, barragens, barreiros ou outro reservatório d´água.

As solicitações para quem quer desenvolver a prática da piscicultura podem ser feitas por prefeituras, associações, colônias de pescadores e produtores rurais, por meio da Sedap que encaminha à Empasa, ou diretamente na sede do entreposto da empresa estatal no endereço: Rua Ranieri Mazilli, s/nº, Bairro Cristo Redentor, João Pessoa – Paraíba – CEP: 58071-000.