Fale Conosco

31 de julho de 2012

Governo do Estado entrega 19 mil toneladas de ração animal



ricardo programa de seguranca alimentar animal entrega de racao foto jose marques 2O Governo do Estado inicia, nesta terça-feira (31), a distribuição de 19 mil toneladas de ração animal. A ação vai ser centralizada em dez municípios paraibanos, beneficiando 20 mil produtores. O lançamento do Programa de Distribuição de Ração Animal aconteceu nos municípios de Monteiro e Sousa, com as presenças do governador Ricardo Coutinho, do secretário de Estado de Infraestrutura, Efraim Morais e criadores.

O programa prevê a distribuição de forragem de milho ou sorgo, no valor total de R$ 5.510.000,00, com uma previsão inicial de atender aos produtores durante quatro meses. A princípio, a distribuição vai acontecer de duas a três vezes por semana, dependendo da demanda. As regionais de distribuição estão localizadas nas cidades de Picuí, Monteiro, Santa Luzia, Patos, Serra Branca, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Princesa Isabel e Itaporanga.

Terão acesso à ração animal os proprietários que estiverem em dia com a vacina contra a aftosa. No caso do rebanho não vacinado, o produtor será encaminhado à Defesa Agropecuária, que vai tomar as providências necessárias para viabilizar a vacinação e o acesso do produtor à ração animal.

O Programa de Distribuição de Ração Animal é fruto de um convênio do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Infraestrutura Estadual, com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração.

ricardo programa de seguranca alimentar animal entrega de racao foto jose marques 3Além desse programa, estão sendo desenvolvidas outras ações pelo Comitê de Combate à Estiagem, entre eles o programa de recuperação de poços e o abastecimento de água através de carro pipa, em diversos municípios paraibanos.

Poços - 486 poços artesianos serão recuperados dentro do Programa de Recuperação de Poços inserido no Plano de Trabalho do Comitê de Combate à Estiagem.

Carro pipa - Dentro do Programa de Abastecimento de Água, através de carro pipa, 40 municípios já assinaram o convênio com a Secretaria e estão aptos a receber, de forma imediata, o abastecimento.

Além dessas 40 cidades, outras 17 já procuraram a Secretaria de Infraestrutura para solicitar a inclusão na operação de abastecimento de água. Serão disponibilizados cerca de 300 carros pipa.

Paralelamente ao Programa de Distribuição de Ração Animal, o Governo do Estado (com recursos próprios), através da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas, Empasa, vai iniciar o programa subsidiado de ração que vai beneficiar cerca de 5.000 produtores. Serão 10.000 toneladas de silagem de milho ou sorgo, 6.000 toneladas de torta de algodão e 5.000 toneladas de farelo de soja. Investindo um total de R$15 milhões, até o fim do ano.