João Pessoa
Feed de Notícias

Disque-denúncia atende mais de 1.100 ocorrências em quatro meses

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 - 09:22 - Fotos: 
Mais de 1.173 denúncias recebidas em menos de quatro meses de funcionamento. Esse é o saldo de atendimentos realizados pelo Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), destinado a receber informações da população de forma discreta e sigilosa, através do telefone 197.

O serviço está em pleno funcionamento desde setembro de 2010 e oferece uma parceria entre o poder público e a sociedade ao receber denúncias que merecem investigação por parte da Polícia Civil. Por isso, trabalha de forma diferente do 190 (Centro Integrado de Operações Policiais – Ciop), do 193 (Bombeiros) e do 192 (Samu), que atendem ocorrências emergenciais.

Depois de recebidas pelo Disque-Denúncia, as informações são repassadas para as delegacias, Corregedoria Geral ou para a Gerência de Inteligência da Seds e são investigadas dentro de um prazo determinado. Ainda é gerado pelo sistema do serviço um relatório acerca da procedência da denúncia, das providências realizadas e dos resultados obtidos. Todas as informações são disponibilizadas para policiais cadastrados e devidamente treinados.

De acordo com a gerência operacional do 197,  75% das denúncias são de João Pessoa.  Por isso, a Seds já planeja intensificar a divulgação do serviço em Campina Grande e outras cidades da Paraíba.

Atualmente, a população pode ser atendida pelo Disque-Denúncia das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, com plantão de 24h aos sábados. O número é nacional, definido pela Anatel, e a ligação é gratuita, de qualquer lugar do Estado.

O cidadão não precisa se identificar e recebe um número de protocolo, com o qual pode consultar o andamento das investigações, ou mesmo complementar a denúncia.

Crimes elucidados – A autoria de pelo menos quatro homicídios ocorridos este ano foi desvendada através do Disque-Denúncia da Seds, segundo informa Isaías Dantas Gualberto, delegado titular da Delegacia de Crimes contra a Pessoa da Capital.

De acordo com a autoridade policial, o 197 é a oportunidade que a população tem de exercer seu poder de denúncia. “Proporcionar segurança é dever do Estado, mas a responsabilidade é de todos. A ligação é muito importante porque ajuda nas investigações e corrobora as informações colhidas pelos policiais”, ressaltou o delegado.