Fale Conosco

25 de abril de 2014

Disque 123 registra 83 denúncias de violação dos direitos humanos



O Disque 123 já recebeu 83 denúncias, desde que foi criado em fevereiro deste ano. Desse total, 22 denúncias foram feitas no mês de fevereiro, 54 em março e sete até o dia 25 de abril. O Disque 123 é um serviço gratuito e sigiloso que, além de prestar informações, tira dúvidas e atende demandas relacionadas aos direitos humanos, e ainda encaminha aos órgãos competentes e monitora os casos registrados.

As denúncias que envolvem crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência física foram originadas das cidades de João Pessoa, Cabedelo, Patos, Mulungu e Paulista. De acordo com a coordenadora geral do Disque 123, Daniela de Lima Barros Cândido, os principais crimes de violação dos Direitos Humanos registrados foram: exploração econômica, violência física e psicológica, restrição da liberdade, trabalho infantil, ameaça de morte e exploração sexual.

O programa Disque 123 é executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), em parceria com o Centro da Mulher 8 de Março, e foi implantado com o objetivo de contribuir para a redução da violência.

A Paraíba foi o estado pioneiro na descentralização e implantação de um Disque Denúncia local por iniciativa da SEDH, que atua como órgão gestor da política de assistência social, responsável em articular ações envolvendo todos os municípios visando a melhor qualidade de vida da população.

Serviço:

O Disque Denúncia 123 funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, no horário das 7h às 22h.