João Pessoa
Feed de Notícias

Disputa da etapa estadual dos Jogos Escolares começa nesta terça-feira

terça-feira, 6 de agosto de 2013 - 09:42 - Fotos: 

Alunos das 14 regionais de ensino disputam, nesta terça-feira (6), as modalidades coletivas da etapa estadual dos Jogos Escolares da Paraíba 2013 categoria 12 a 14 anos, na cidade de Patos. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e foi aberto nessa segunda-feira (5). A escola campeã, em cada modalidade, já estará automaticamente classificada para representar a Paraíba nos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados no mês de setembro, em Natal.

As competições acontecem nas modalidades coletivas de Futsal, de 05 a 11 de Agosto, e as modalidades de Basquete, Handebol e Voleibol de 11 a 18 de Agosto envolvendo equipes das 14 regionais de ensino. Os jogos são realizados no ginásio de esportes ‘O Rivaldão’, e no ginásio de esporte da AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil.

O Governo arca com todas as despesas dos atletas das quatro modalidades coletivas, que estão hospedados no Water Play Hotel. “Os atletas têm toda estrutura como: hotel confortável, alimentação adequada e ainda o transporte. O Governo, desde 2011, vem fazendo isso na etapa que reúne os campeões de cada modalidade para representar a Paraíba na etapa nacional dos Jogos”, disse o coordenador, José Hugo.

A etapa estadual de 12 a 14 anos, em Patos, acontece até o dia 18 deste mês e o secretário da Sejel, Tibério Limeira, acredita que, em Natal, os frutos possam ser colhidos depois de plantados em Patos. “Patos funciona como preparatório para a etapa nacional organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e, por isso, o Governo não mediu esforços para os atletas terem as melhores condições. A Paraíba espera que o que for plantado em Patos, possa ser colhido em Natal com muitas medalhas dos nossos jovens”, frisou o secretário.

Categoria 15 a 17 anos – Para a categoria de 15 a 17 anos, que também será em Patos, no final de setembro, será disponibilizada a mesma estrutura. Os colégios vencedores garantem o direito de ir a etapa de Belém dos Jogos Escolares da Juventude, em novembro. “É uma política do Governo do Estado investir no desporto escolar. Além de ter realizado as 14 etapas em cada região, agora é a hora de reunir os melhores para definirem, de forma democrática, a participação nos Jogos Escolares da Juventude”, concluiu Tibério Limeira.