Fale Conosco

26 de novembro de 2013

Diretoria de Saúde da PM promove palestra alusiva ao Novembro Azul



A Polícia Militar da Paraíba (PMPB), que aderiu à campanha ‘ Novembro Azul’, promove às 8h desta sexta-feira (29) uma palestra de conscientização sobre a prevenção e os riscos que envolvem a neoplasia de próstata. O evento acontece no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), na Praça Pedro Américo, centro de João Pessoa.

O público alvo é, sobretudo, os funcionários civis e militares da PM, a exemplo do efetivo da Guarda Militar da Reserva. A palestra será ministrada pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o urologista Leandro Tavares, e esclarecerá meios de prevenção, os benefícios e a periodicidade que deve ser feito o exame do toque, além de abordar os riscos da neoplasia de próstata.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo de câncer é, no Brasil, o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Só em 2012, a estimativa é que 60.180 casos fossem diagnosticados.

A campanha – O ‘Novembro Azul’ foi idealizado a fim de quebrar ideias equivocadas e preconceitos masculinos quanto à prevenção do câncer de mama. O objetivo é prover informações a esses homens e incentivá-los a promover os cuidados com a saúde