João Pessoa
Feed de Notícias

Diretor participa de Encontro de Soluções para os rejeitos do caulim

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 - 11:03 - Fotos: 

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais – CDRM, Iramir Barreto, esteve participando recentemente do 1º Encontro de Soluções para os rejeitos do caulim, que foi realizado pela Sudema no auditório do Sebrae, em Campina Grande (PB). O evento contou com a presença de vários especialistas, autoridades, pesquisadores e pessoas interessadas em encontrar uma solução para o problema, que causa impactos ambientais ao solo e provoca, também, doenças pulmonares em quem trabalha com o produto.
 
Além de Iramir Barreto, estiveram participando também do encontro o superintendente da Sudema e representante da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Gualberto, o analista técnico do Sebrae e gestor do projeto APL de minerais do Seridó paraibano Marcos de Farias Magalhães, o representante do Ministério da Integração Nacional, Breno Teixeira, a representante da DNPM na Paraiba Marina Gadelha, o presidente do Sindicato da Indústria dos Minerais não Metálicos, Manoel Gonçalves e o técnico da SETDE, Marcelo Falcão.

Na oportunidade em que falou aos presentes, o diretor-presidente da CDRM disse que o objetivo deste encontro e de outros que virão é promover o diálogo entre os envolvidos nessa produção e encontrar ações de sustentabilidade dos recursos naturais que gerem instrumentos de regulação à atividade. Hoje uma das soluções apontadas é a organização dos trabalhadores – cerca de 1.700 no setor – em cooperativas, como já está acontecendo no município de Junco (PB).
 
“Assim encontraremos soluções para resolver o problema ambiental, com o aproveitamento dos rejeitos de caulim, que existem em toneladas, e ainda vamos reestruturar a produção, regulamentando o trabalho e trazendo assim benefícios para os trabalhadores do setor”, comentou Iramir Barreto. O foco principal do encontro é fortalecer institucionalmente essas ações reguladoras.
 
Durante o encontro o engenheiro de minas e mestre em Engenharia Química, professor e pesquisador do Laboratório de Processo Mineral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), José Yvan Pereira, fez uma palestra sobre o assunto, detalhando toda a idéia.
 
Uma outra palestra apontou uma solução de reaproveitamento para os rejeitos do caulim. A palestra foi ministrada pelo gerente de Meio Ambiente (Cimpor), o engenheiro Cristiano Daccin, que discorreu sobre a Utilização de Resíduo de Caulim como substituto de matéria-prima na fabricação de Cimento.

O Encontro de Soluções é um programa da Superintendência de Administração e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema), que tem o objetivo de buscar eficiência para um melhor gerenciamento dos recursos ambientais no Estado. O tema caulim se tornou uma ação dentro das atividades previstas no Programa de Desenvolvimento da Mineração Paraibana – Promin – do qual o Sebrae Paraíba faz parte. O evento foi uma realização da Sudema, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, CDRM e Sebrae.
 
Apolinário Pimentel, Secom Campina Grande