João Pessoa
Feed de Notícias

Diretor geral do HRC realiza balanço de sua gestão durante coletiva

sexta-feira, 5 de março de 2010 - 08:52 - Fotos: 

A coletiva, que teve início por volta das 13h, contou com a participação do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, do diretor do Centro de Formação de Professores da UFCG, José Cezário de Almeida, além do diretor geral do HRC. “Há cerca de um ano, o Hospital tinha em seus quadros 64 médicos, dos quais apenas 50 realmente compareciam ao trabalho.  Hoje temos 82 médicos, incluindo especialistas, e a previsão é de que num curto espaço de tempo, chegaremos a 100”, disse o diretor, que em seguida enumerou os outros vários avanços.

“No setor de enfermagem tínhamos 50 profissionais. Hoje temos 75. Tínhamos apenas oito copeiras. Hoje temos 20. Na lavanderia, eram 10 profissionais que não davam conta da demanda, agora temos 16. Dobramos o quadro de auxiliares de limpeza, de 20 para 40”, citou o diretor, lembrando da situação de caos quando assumiu a direção do HRC. “O hospital não tinha soro, gaze, seringas. A situação era caótica e ainda havia um débito de mais de R$ 1 milhão com fornecedores que foi parcelado e já está quitado”, afirmou.

Ainda em sua apresentação, antes das perguntas dos profissionais de Imprensa, Antônio Fernandes destacou que o hospital hoje está todo  informatizado, o  elevador, que nunca tinha sido usado porque faltava uma peça de R$ 700, hoje facilita a locomoção dos pacientes e contribui com a agilidade dos serviços da copa e de manutenção e limpeza. Ele lembrou, também, que o HRC na época tinha uma relação de 250 cirurgias eletivas atrasadas e que logo após sua posse foi feito um mutirão para regularizar essa situação. Detalhou os avanços e mudanças nas áreas de nutrição, fisioterapia, maternidade e UTI.
 
Antônio Fernandes disse ainda que, atualmente, o HRC realiza cerca de 150 cirurgias por mês, está completamente reestruturado, com instalações apropriadas para o atendimento dos pacientes e trabalho dos profissionais. Após seu balanço, o diretor respondeu as perguntas dos jornalistas que versaram sobre os avanços da instituição, a conquista da residência médica, do Centro de Hemodiálise, da UTI e UCI  Neonatal, sobre o Centro de Imagens, a implantação do atendimento por Classificação de Risco,  entre outros assuntos.

Assessoria de Imprensa do HRC