João Pessoa
Feed de Notícias

Diretor do Presidio de Sapé recebe homenagem em São Paulo

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014 - 17:58 - Fotos: 

O diretor do presidio regional de Sapé, Antonio Galdino da Silva Neto, foi agraciado, na sexta-feira (14), com o Prêmio Nacional de Gestão Pública, conferido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado de São Paulo, pelos relevantes serviços que vem prestando à sociedade brasileira. Esta foi a primeira vez que um gestor de penitenciaria é condecorado com a comenda. Na ocasião, ele foi recebido pelo presidente da entidade e deputado estadual por São Paulo, o paraibano Antonio Sousa Ramalho, mais conhecido como Ramalho da Construção.

A comenda foi entregue a Silva Neto pelo jornalista e presidente do sistema de comunicação de radio, TV e jornal do Grande ABC, José Lima. O Premio Nacional de Gestão Pública todo ano é oferecido a uma autoridade que se destaca pelos serviços prestados à sociedade. A solenidade contou com a presença do vereador da cidade de Diadema, Inaldo Leitão, e o empresário paraibano Ubirajara Silva, que tem lojas de pneus na grande São Paulo.

Sobre mais esta conquista do sistema prisional paraibano, o secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, parabenizou Silva Neto, “que vem realizando um grande trabalho à frente do presídio de Sapé e já se tornou referência para o Brasil, o que nos ajuda a implementar uma política pública de ressocialização arrojada e com resultados, pois o sucesso do trabalho do Governo do Estado depende das ações de gestores públicos comprometidos e que acreditam na mudança de mentalidade da sociedade e no programa de ressocialização. Fico muito feliz e motivado a continuar em frente com cada uma dessas conquistas”.

Silva Neto agradeceu a Deus por tudo que vem acontecendo na sua vida e se reportou ao governador Ricardo Coutinho, agradecendo pela confiança e a oportunidade que lhe foi dada de executar os trabalhos de ressocialização em curso na cidade de Sapé. “Para que o nosso trabalho conquistasse êxito, foi necessária a confiança do governador Ricardo Coutinho e do secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgulino, que vem se esforçando para fazer o melhor pela sociedade. Estendo meus agradecimentos à toda sua equipe de agentes penitenciários e à sociedade civil organizada que tem nos ajudado bastante a administrar aquela casa, a exemplo a Igreja Universal do Reino de Deus, na pessoa do pastor Miguel Soares, e o pastor Jutay Menezes”.

Reconhecimento – O programa de ressocialização desenvolvido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), na cidade de Sapé, foi divulgado em nível nacional em dezembro do ano passado, no programa Domingo Espetacular, da rede Record, mostrando a história de Silva Neto, um ex-detento que atualmente é diretor do Presídio de Sapé, uma unidade prisional que já serve de modelo para o país inteiro. Esta veiculação em rede nacional, assim como a comenda, reflete o crescimento do trabalho de ressocialização que a Seap está promovendo gradativamente dentro do sistema prisional da Paraíba.

Saiba mais – O deputado estadual pelo Estado de São Paulo, Antonio de Sousa Ramalho (PSDB), o Ramalho da Construção, nasceu na Paraíba, no município de Conceição do Piancó. De família humilde da lavoura, começou a trabalhar na roça aos oito anos de idade. Mudou-se para São Paulo em 1968 e atualmente tem um trabalho reconhecido pela sociedade pessoense.