João Pessoa
Feed de Notícias

Direitos Humanos: ouvidor recebe representantes de secretaria federal

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 - 18:57 - Fotos: 
Depois de visitar o secretário da Segurança e da Defesa Social (SEDS), Gustavo Gominho, representantes da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República se reuniram na manhã desta sexta-feira (29) com o ouvidor da Polícia, advogado Mário Júnior, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O ouvidor explicou durante o encontro que houve um aumento significativo de denúncias de desvio de conduta de policiais, esclarecendo que há atualmente uma credibilidade que motiva as pessoas denunciarem o cerceamento dos direitos de cidadão. “A resposta do Estado em apurar e punir policiais que cometem crimes tem gerado credibilidade na sociedade”, disse.

 
Segundo ele, na verdade, o que aumentou foi a confiança do povo no novo estilo de se fazer segurança pública, trazendo a sociedade para o debate, tratando tudo com clareza e retidão como é o dever do Estado.

“Uma prova de que a população acredita nas providências adotadas é que hoje a sociedade se encoraja em denunciar e isso já provocou um aumente de 300% nesse aspecto, com os interessados procurando pessoalmente a Ouvidoria”, completou.

O encontro contou com a presença de representantes das instituições ligadas aos direitos humanos da Câmara Federal, do Conselho Estadual e outras entidades da sociedade civil, a exemplo da OAB-PB, e outras que defendem as minorias, pastorais sociais e justiça global.

Inise Machado, da Assessoria de Imprensa da Segurança e da Defesa Social