Fale Conosco

25 de maio de 2011

Dia Nacional do Censo Escolar marca início da coleta de dados sobre Educação Básica



Os dados educacionais da Educação Básica começaram a ser coletados nesta quarta-feira (25), Dia Nacional do Censo Escolar, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira Inep/MEC e Secretaria de Estado da Educação (SEE). O trabalho vai levantar informações sobre escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da Educação Básica do Sistema Educacenso.

Os gestores escolares terão até o dia 14 de agosto para preencher e enviar as informações online, pelo site do Inep. Em setembro, os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União e o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções. O formulário do Censo Escolar coleta informações de quatro categorias: aluno, docente, escola e turma.

O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a Educação Básica do Brasil. É realizado anualmente pelo Inep, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, que realiza o trabalho de disseminação de treinamentos junto as Gerências Regionais de Educação, secretarias municipais de Educação e entidades escolares da rede privada de ensino.

Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas no âmbito dos governos estadual e municipais, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicadores e rendimento escolar e indicadores de transição.

O subgerente de Estatística da SEE, Antonio Calda,s solicita o empenho dos gestores escolares das redes pública e privada, para agendar perspectivas positivas, visando declarar o Censo Escolar em tempo hábil e com a qualidade social que a Educação requer.