João Pessoa
Feed de Notícias

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado pelo Governo do Estado

sábado, 4 de junho de 2011 - 09:51 - Fotos: 

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil será celebrado pelo Governo do Estado durante o seminário “Enfrentamento ao trabalho infantil na Paraíba”, que será realizado nos dias 8 e 9 de junho, em Campina Grande. O evento acontecerá no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba a partir das 8h, e as inscrições já estão abertas.

O encontro visa sensibilizar a sociedade sobre os prejuízos do trabalho infantil (em especial o doméstico, nos lixões e informal), fortalecendo a rede de enfrentamento no estado. Na ocasião, serão divulgadas as mais recentes pesquisas que tratam da questão e também as estratégias utilizadas para acabar com o problema que penaliza milhares de crianças em todo o país.

12 de junho é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

A palestra de abertura será realizada pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Eduardo Varandas Araruna, com o tema “Trabalho Infantil: desconstruindo imagens e conceitos”.  O encerramento do evento contará com a presença da secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, na mesa redonda “Política Pública de Combate ao Trabalho Infantil”.

O seminário “Enfrentamento ao trabalho infantil na Paraíba” é realizado pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti) e Proteção ao Trabalhador Adolescente da Paraíba, com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba.

Inscrições – Quem quiser participar deve preencher a ficha de inscrição no site www.prac.ufpb.br/copac/escolaqueprotege/cursos.php, ir pessoalmente até o Fepeti, no térreo do prédio da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, ou ligar para o telefone 83 3216-7266.

Histórico – A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu em 2002 o dia 12 de junho como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Em 2007, através da Lei 11.542, o Brasil aprovou a data como o Dia Nacional contra o Trabalho Infantil.