João Pessoa
Feed de Notícias

Dia Mundial da Água: Governo do Estado discute escassez e uso racional

terça-feira, 22 de março de 2016 - 16:09 - Fotos: 

A escassez, o tratamento e o uso racional da água foram os temas principais da atividade realizada nesta terça-feira (22) pelo Governo do Estado para comemorar o Dia Mundial da Água. O evento foi realizado no auditório do IFPB, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).  A programação continua nesta quarta-feira (23), pela manhã e à tarde, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, na Capital.

“Neste dia, é importante lembrar do trabalho de monitoramento da qualidade da água potável dos 223 municípios feito pela SES. A partir disso, é feita a análise do cenário epidemiológico das possíveis doenças de veiculação hidráulica, a exemplo de diarréias, verminoses e hepatites”, disse a gerente de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

De acordo com o chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos da SES, Emanoel Lira, o evento é também uma oportunidade de alertar os municípios para realizarem as análises da água e alimentar o sistema e ainda de pedir a população para que utilize o hipoclorito de sódio, distribuído pela SES. “Nós distribuímos, por ano, sete milhões e 200 mil frascos (50 ml) de hipoclorito de sódio, principalmente na zona rural. São dois frascos pra cada família, mensalmente”, informou.

O secretário de Estado da Infraestrutura, João Azevedo, apresentou a situação do volume de água dos 124 açudes monitorados pela Aesa, onde não há nenhum sangrando, 42 estão com a capacidade acima de 28%, 36 reservatórios estão com capacidade abaixo de 20%  e 46 em situação crítica, com capacidade abaixo de 5%.

Mostrou ainda que dos 223 municípios, somente em 68 a situação de abastecimento está normal; 22 estão em colapso e 81 em racionamento. Em meio a uma situação preocupante, o secretário fez um alerta. “Temos que entender que a água é um bem finito e se não usarmos de forma racional a situação vai ficar cada vez pior”, falou. João Azevedo informou ainda que, provavelmente, no início de 2017 a transposição do Rio São Francisco seja uma realidade para a Paraíba.

A programação das atividades em alusão ao Dia Mundial da Água continua nesta quarta-feira (23), no Teatro de Arena do Espaço Cultural, das 9h às 16h. Será realizado o acolhimento das escolas e estudantes convidados, seguido pela apresentação da peça teatral “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, da Companhia Arretado Produções Artísticas. Logo após, os estudantes farão uma visita aos espaços temáticos das secretarias e dos órgãos estaduais. Além disso, haverá a distribuição de lanche e brindes para os participantes.