João Pessoa
Feed de Notícias

Dia Internacional do Idoso será comemorado com caminhada

quarta-feira, 30 de setembro de 2009 - 08:11 - Fotos: 

Mais de 600 idosos participarão da grande caminhada em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, nesta quinta-feira (1), em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. A caminhada sairá às 7h, do Busto de Tamandaré até o Hotel Tambaú.

Durante a caminhada serão divulgados panfletos informando sobre a criação da Política Estadual do Idoso que através de decreto obriga a instalação do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos e a implementação da gratuidade para pessoas acima de 60 anos nos ônibus intermunicipais.

Segundo a secretária Giucélia Figueiredo, a Política Estadual de Defesa da Pessoa Idosa assinada pelo governador José Maranhão em junho deste ano chega num momento de alerta para combater as desigualdades em relação ao idoso paraibano. Segundo o IBGE, a Paraíba tem 410 mil idosos, desse total 351 mil são aposentados, mas 70% vivem abaixo da linha de pobreza. No total 33% são analfabetos ou tem três anos de estudo. “ A maioria é mulher e vive fora do mercado de trabalho, cerca de 90%”, alerta Giucélia.

Segundo ela, o governo mantém atendimento a 800 idosos nos Centros Sociais Urbanos oferecendo atendimento psicológico, educação física, fisioterapia, palestras e terapias manuais. Além disso, o governo deverá instalar o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa para deliberar sobre ações de inclusão, acessibilidade e aumento de programas de atendimento ao público idoso.

Os Centros Sociais Urbanos terão programações específicas nesta quinta-feira. No Rangel, os idosos terão café da manhã e atividades físicas. Em Mandacaru, à tarde será com palestras, lanches e apresentações culturais No interior do Estado, 12 órgãos organizaram programações e atividades.

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Humano