João Pessoa
Feed de Notícias

Dia em Defesa do Sistema Público de Emprego é comemorado na Lagoa

quarta-feira, 17 de agosto de 2011 - 17:18 - Fotos:  Secom-PB

Ações foram desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Humano.Foto: Secom-PB

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) comemorou, nesta quarta-feira (17), o Dia Nacional em Defesa do Sistema Público de Emprego com evento promovido durante todo o dia pelo Sine Estadual na Lagoa do Parque Solon de Lucena. Na ocasião, técnicos do órgão tiraram dúvidas da população sobre o primeiro emprego e seguro-desemprego e divulgaram informações sobre vagas de trabalho. As pessoas também tiveram oportunidade de tirar documentos como carteira de trabalho.

A Paraíba conta hoje com 18 unidades do Sine Estadual, localizadas em João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Sapé, Mamanguape, Guarabira, Monteiro, Patos, Campina Grande, Esperança, Araruna, Alagoa Nova, Cajazeiras, Sousa, Itaporanga, Teixeira e Catolé do Rocha. Nestas unidades, além das oportunidades de trabalho, também são oferecidos cursos profissionalizantes. Atualmente, estão sendo capacitadas 904 pessoas em 30 modalidades de cursos distribuídos em 32 municípios.

Este ano, até o mês de junho, segundo a gerente executiva de Emprego, Trabalho e Renda do Sine, Dayse Farias, foram inseridas no mercado de trabalho 2 mil pessoas. “Deveremos abrir mais quatro Sines no Estado, o que vai dinamizar ainda mais o serviço que é oferecido. Além dos 18 que existem, temos projeto de abrir um no Conde, Picuí, Dona Inês e Pombal”, anunciou.

O Dia Nacional em Defesa do Sistema Público de Emprego foi instituído em maio e tem o objetivo de chamar a atenção de todo o país para a necessidade de fortalecimento do sistema integrado pelos serviços de qualificação, intermediação e habilitação ao seguro-desemprego. O evento contou com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Detran, Sudema, do Programa Cidadão da SEDH, entre outros.

Procura – No Sine Estadual de João Pessoa, de acordo com o diretor, João Carlos Biazon, passam por dia 250 pessoas. “Temos uma média de 500 empresas cadastradas, que ofertam entre 300 a 350 vagas de emprego, para que possamos encaminhar os trabalhadores de acordo com o cadastro que eles preenchem no Sine”, disse.

Sine e Bolsa Família – A secretária da SEDH, Aparecida Ramos, destacou que o Sine vai começar a capacitar as pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família. “Estamos nos unindo ao Sine, através do Plano Nacional Terriotorial de Qualificação (Planteq), para que sejam ofertados cursos aos beneficiários do Bolsa Família. Isto é uma forma de torná-los capacitados para ingressar no mercado de trabalho”, acrescentou a secretária.