João Pessoa
Feed de Notícias

Dia do Turismo consagra diversidade cultural e desenvolvimento sustentável

terça-feira, 29 de setembro de 2009 - 17:51 - Fotos: 

O ‘Dia Mundial do Turismo’ deste ano teve como tema a consagração da diversidade cultural como um segmento importante do turismo, sobretudo porque envolve as vertentes social, cultural, política e econômica, favorecendo o desenvolvimento sustentável. Na segunda-feira (28), a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) promoveu em conjunto com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (STDE) e apoio das universidades Asper, UFPB, Iesp e Fatec, além do João Pessoa Convention & Visitors Bureau, um seminário em comemoração ao ‘Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo’.

Ao abrir o evento, o presidente da estatal do turismo paraibano, Rodrigo Freire, ressaltou que o ‘Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo’ (27 de setembro) na Paraíba estava sendo duplamente comemorado: a data em si e a assinatura da ordem de serviço para o início da construção do Centro de Convenções de João Pessoa, pelo governador José Maranhão.

Ele definiu a ação como um marco fundamental para a consolidação do turismo no Estado. Junto com o Centro de Convenções, o governo trabalha na execução do Pólo Turístico Cabo Branco, que está sendo reavaliado por uma comissão.

Emprego e renda – No Paraíba, segundo Rodrigo Freire, o turismo é cada vez mais considerado um fator decisivo para a promoção do desenvolvimento econômico, em especial para a geração de renda e empregos. O executivo disse que a PBTUR tem intensificado um trabalho articulado com o Ministério do Turismo, trade paraibano, público acadêmico e demais instituições envolvidas com o setor, voltada ao aumento da competitividade do produto Paraíba, afirmou.

O seminário em comemoração ao ‘Dia Mundial do Turismo’ teve como objetivo principal atrair do público acadêmico do setor, profissionais e personalidades nacionais da área, integrando esses segmentos em relação à sustentabilidade. Entre os palestrantes, o evento contou a participação do coordenador de programas fundamentais do Ministério do Turismo, ‘Vai Brasil’ e ‘Viaja Mais’, Enzo Arns, que fez um breve relato sobre os objetivos e resultados dessas iniciativas.

O gerente do Centro Cultural do Banco do Nordeste em Sousa, Francisco Ricardo Pinto, um dos palestrantes do o seminário, destacou a cultura como uma perspectiva de turismo na Paraíba, “mostrando as riquezas e diversidades culturais, que na sua opinião são ícones de muita importância e retratam com propriedade o que deve ser explorado como um diferencial no nosso turismo”.

Mesa redonda – Um outro ponto marcante no encontro foi a realização de uma mesa redonda, com ex-alunos de turismo que estão no mercado de trabalho. O debate teve como mediadora a coordenadora de Marketing da PBTur, Denise Gadelha. O foco das discussões girou em torno da troca de experiências e a inserção do turismólogo no mercado de trabalho. Ainda como parte das comemorações, o Grupo Folclórico do Sesc (Serviço Social do Comércio) fez uma apresentação durante o seminário.

Além dos diretores da PBTur, Arthur Villarim (de Economia e Fomento), Pedro Madruga (do Marketing), do gerente de Turismo da STDE, Luciano Lapa, representando o secretário Edvaldo Nóbrega, estiveram presentes o presidente da Federação do Comércio da Paraíba, Marcone Medeiros; o presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens na Paraíba (Abav-PB) Lula Lucena; o secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Júnior; a gestora da área do Sebrae-PB em Campina Grande, Rosa Maria Correa; diretora de Turismo da Prefeitura de Campina Grande, Mariana Coelho; gestor executivo do João Pessoa Convention & Visitors Bureau e a presidente da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo (ABBTur), Ferdinando Lucena, professores e coordenadores de cursos de universidades da Capital, jornalistas especializados em turismo e a imprensa local.

Ana Lustosa, da Assessoria de Imprensa da PBTur