João Pessoa
Feed de Notícias

Dia do jornalista é comemorado com oficinas sobre Direitos Humanos

quarta-feira, 9 de abril de 2014 - 11:40 - Fotos: 

O Seminário “Mídia e Direitos Humanos”, promovido pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Criança.PB da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), lembrou na noite dessa terça-feira (8), na Faculdade Maurício de Nassau, o Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril.

O evento teve como palestrante o jornalista Paulo Victor Melo, coordenador do Ciclo de Formação Mídia e Educação em Direitos Humanos, projeto nacional do Intervozes, em convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As redações de empresas de comunicação também estão sendo visitadas até esta quarta-feira (9) com oficinas sobre Mídia e Direitos Humanos.

Abertura Seminário – Na abertura do Seminário, a gerente executiva de Assistência Social da Sedh, Mayara Martins, enfatizou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, realiza diariamente ações e projetos que garantem os direitos humanos no Estado.

Represento neste espaço o Governo do Estado e a secretária Cida Ramos, professora universitária e militante dos Direitos Humanos. Essa Secretaria tem uma ligação direta com o jornalismo, considerando que estamos todos os dias na busca pela efetivação dos direitos humanos, sejam de crianças e adolescentes, pessoas idosas e com deficiência, em situação de rua, enfim todo cidadão”.

A gerente Mayara Martins lembrou de algumas ações do Governo que contribuem para a garantia dos direitos humanos como o lançamento do Disque Estadual 123, contra todo tipo de violação de direitos e destacou também a parceria com a imprensa por meio do Criança.PB.

Somos o primeiro Estado da federação a implantar um Disque Direitos Humanos. Existe o Disque 100, que é nacional, mas o Governo lançou de forma pioneira o Disque 123 para facilitar o encaminhamento das denúncias e resolver de forma mais rápida. E para manter um diálogo com a imprensa temos o Criança.PB que realiza palestras e seminários para os jornalistas e estudantes de jornalismo sobre temas como criança e adolescentes, além de realizarmos o prêmio Criança.PB para jornalistas e ONGs”.

O Seminário contou ainda com a presença da coordenadora do Projeto Criança.PB, a jornalista Janaína Araújo; o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Rafael Freitas; a presidente licenciada da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcela Sintônio; o coordenador do curso de jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau, Marcelo Rodrigo, e a representante do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba, Maria Senharinha Ramalho.

Guia Mídias e Direitos Humanos – Durante o evento foi lançado o Guia Mídia e Direitos Humanos, da Intervozes, coordenado por Paulo Victor, que traz informações sobre os direitos humanos de mulheres, população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT), negros e negras, crianças e adolescentes, população idosa e pessoa com deficiência.

O guia faz um alerta sobre o papel dos meios de comunicação na valorização destes segmentos, além de orientar sobre a cobertura ética e responsável com temas relativos aos direitos humanos. A publicação auxilia ainda o jornalista com relação às fontes e apresenta um calendário de datas importantes que podem ajudar na produção de matérias, além de glossário e informações sobre marcos legais.