João Pessoa
Feed de Notícias

Dia do Idoso terá atividades de lazer no Cejube

sábado, 29 de setembro de 2012 - 22:53 - Fotos:  Secom-PB

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) comemora nesta segunda-feira (1º) o Dia do Idoso com atividades para 750 pessoas no Centro de Atividades Padre Juarez Benício (Cejube), localizado no Colinas do Sul, em João Pessoa.

O evento contará com grupos da terceira idade da capital, Sapé, além de integrantes do Núcleo de Acolhida Especial (NAE). Os idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência (Ilpis) da Vila Vicentina, Aspan, Lar da Providência e Manain também participarão das atividades.

Programação – Dez ônibus levarão os idosos até o Cejube, onde haverá homenagens e apresentações culturais. Para começar a manhã, o Coral do Centro de Convivência do Idoso do Castelo Branco fará uma apresentação com músicas de época e contemporâneas. Em seguida, será a vez de uma homenagem a Luiz Gonzaga, com o Grupo do Sesc.

Também subirão ao palco o Coral dos Aposentados e Pensionistas da PBprev e, antes do almoço, o Grupo Prima fará uma homenagem especial a todos os idosos presentes. Após o almoço, será servida uma torta para festejar a data.

Atividades permanentes – Além de realizar programação festiva alusiva ao Dia do Idoso, a Sedh mantém durante todo o ano grupos de idosos nos 16 Centros Sociais Urbanos distribuídos na Paraíba. Nas reuniões, eles são assistidos por assistentes sociais, fisioterapeuta, educador físico e psicólogo.

Outro grupo mantido pela Sedh é o dos aposentados e pensionistas da PBprev, que se reúne no Cejube com acompanhamento de equipe multiprofissional.

Fiscalização Ilpis – A Sedh, em parceria com o Ministério Público, tem fiscalizado as Instituições de Longa Permanência em toda a Paraíba com intuito de garantir a qualidade de vida das pessoas que vivem institucionalizadas.

Mais de 30 foram percorridas pela equipe, pelo menos duas chegaram a ser interditadas e só foram reabertas depois que a situação foi regularizada.

Cidade Madura – Também como forma de oferecer melhor qualidade de vida às pessoas com 60 anos ou mais, o Governo do Estado lançou em agosto o projeto de habitação Cidade Madura.

O projeto visa construir duas mil residências em um espaço totalmente apropriado para acolher os idosos com infraestrutura necessária como posto de saúde, local para atividades esportivas e outros.

Capacitação – Também em parceria com o Ministério Público, o Governo do Estado tem realizado capacitação para profissionais dos Cras, Creas e Conselhos Municipais de Idosos de todas as regiões da Paraíba para falar sobre o Estatuto do Idoso e qualificar o atendimento.

Enfrentamento à violência – No ano passado, os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) registraram 871 casos de violência contra a pessoa idosa na Paraíba. Desse total, 500 foram de negligência.

Na tentativa de incentivar a denúncia contra a violência, entre outras ações, a Sedh tenta conscientizar os municípios paraibanos a implantar Conselhos Municipais que ajudem no enfrentamento às agressões. Em todo o Estado, existem aproximadamente 80 Conselhos Municipais do Idoso.

Onde denunciar casos de violência contra o idoso

Delegacia Especializada do Idoso 3218.6665
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Idoso (83)3218.4202
Ministério Público 2107.6112
Direitos Humanos Disque 100