João Pessoa
Feed de Notícias

‘Dia do Idoso’ é comemorado com eventos culturais no Cejube, da capital

segunda-feira, 1 de outubro de 2012 - 15:49 - Fotos:  Secom-PB

Cerca de 750 pessoas participaram nesta segunda-feira (1º) das comemorações alusivas ao ‘Dia Nacional do Idoso’ realizado no Centro de Atividades Padre Juarez Benício (Cejube), localizado no bairro  Colinas do Sul em João Pessoa. As atividades aconteceram pela manhã e a tarde, com apresentações culturais, dança e intervalo para almoço e lanche.

Os convidados, em sua maioria integrantes de grupos da terceira idade, foram saudados no início da manhã com a apresentação da banda da Escola Antenor Navarro. Em seguida, o coral “Fios de Prata”, do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e o grupo do projeto Prima, formado por crianças contribuíram para abrilhantar o evento.

Entre os grupos da terceira idade estavam os do Centro Social Urbano (CSU) de João Pessoa, de Sapé, além de pessoas do Núcleo de Acolhida Especial (NAE). Também participaram da atividade os idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência (Ilpis) da Vila Viscentina, Aspan, Lar da Providência e Manain.

Descontração – Quem participa de atividades em grupos da terceira idade lamenta pelos idosos que não tem acesso ou não querem participar de eventos festivos. Dona Marlene Gomes, do grupo de aposentados e pensionistas da PBprev, falou sobre esses casos. “Acho muito bom a gente ter um espaço destinado para as nossas atividades, para a gente desabafar, conversar. Não é fácil chegar aos 68 anos sem ajuda. Precisamos destes momentos”, disse a aposentada.

Outro idoso que aproveitou foi ‘seu’ José Fidelis, que vive no Lar da Providência, no bairro dos Estados. “Estou muito feliz em participar desta festa”, disse ele que estava com mais 18 idosos da Instituição.

Idosos têm prioridade – A titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos, prestigiou o evento e frisou que além de promover o lazer para as pessoas com 60 anos ou mais é meta do Governo do Estado oferecer melhores condições de vida para estas pessoas.  Ela destacou o projeto de habitação ‘Cidade Madura’ que está em fase de licitação, em que será construído condomínio totalmente adequado para idosos, com posto de saúde, pista para caminhada e acessibilidade.

A secretária falou também das atividades que os idosos realizam durante todo o ano nos grupos da terceira idade com oficinas que funcionam nos Centros Sociais Urbanos (CSUs), mantidos pela Sedh. Outro local que tem grupos de idosos é o Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no Castelo Branco, que atende a mais de 70 pessoas com 60 anos ou mais.

“É uma preocupação do Governo do Estado em oferecer qualidade de vida a pessoa idosa com atividades nos grupos da terceira idade. Também há uma preocupação com aqueles que vivem institucionalizados nas Instituições de longa Permanência, em que procuramos estar sempre juntos”