João Pessoa
Feed de Notícias

Dia do Bibliotecário é celebrado com encontro estadual na UFPB

quinta-feira, 10 de março de 2011 - 09:22 - Fotos: 

Discutir aspectos relacionados à difusão cultural, ao valor e a representação social do trabalho do bibliotecário é o principal objetivo do Encontro Paraibano de Bibliotecários 2011, que acontece nesta sexta-feira (11) e sábado (12), no Auditório 211 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O evento, que celebra o Dia do Bibliotecário, 12 de março, é realizado pela Associação Profissional dos Bibliotecários da Paraíba (APBP), em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia e o curso de Biblioteconomia da UFPB, com apoio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

O bibliotecário é o profissional responsável por gerenciar e ordenar uma biblioteca. Segundo a presidente da APBP, Jemima Marques, existem hoje cerca de 500 bibliotecários cadastrados na associação, trabalhando em apenas cinco municípios. “Esse número deve aumentar, pois, de acordo com a lei 4.064, todas as bibliotecas públicas são obrigadas a terem bibliotecários para gerenciar o acervo”, explicou.

O encontro é voltado para profissionais e estudantes da área. Nos dois dias de evento serão realizados palestras e debates com a participação de nomes como o professor e crítico literário Hildeberto Barbosa e a presidente da Funesc, Lú Maia, além de autoridades na área de biblioteconomia da Paraíba.

Para Lú Maia, que é bibliotecária por formação, o evento contribui com a valorização e evolução da profissão. “Quando a classe se une em um verdadeiro movimento democrático, pode trazer muitos ganhos. Temos que fazer “propaganda” da profissão, nem todos sabem do que esse profissional é capaz. Não sabem que não é somente dentro de uma biblioteca que ele atua. Em nossa grade curricular aprendemos economia, inglês, marketing, matemática, automação, estatística, psicologia, técnica de pesquisa, arquivo, enfim, nos deixa aptos a trabalhar em variados segmentos em que a informação é a ferramenta de trabalho”, observou a presidente da Funesc.

O Encontro Estadual de Bibliotecários será aberto nesta sexta-feira, às 19h, com o pronunciamento da mesa organizadora e a palestra “O Bibliotecário e a Difusão da Cultura”, proferida por Hildeberto Barbosa, seguida por debate. No sábado (12), o tema ‘O Valor e Representação Social do Trabalho Bibliotecário” será abordado, a partir das 9h, por Jemima Marques de Oliveira, Arimatéia França, José Freire da Costa (Zezinho do Botafogo) e Severina Sueli da Silva Oliveira.  Após o debate os assuntos abordados, haverá o encerramento do evento com um almoço de confraternização.

Serviço:

Evento: Encontro Paraibano de Bibliotecários

Data: 11 e 12 de março

Hora: 19h (11/03) 9h (12/03)

Local: Auditório 211 da UFPB, em João Pessoa

Parceria: Associação Profissional dos Bibliotecários da Paraíba, Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª Região, e curso de Biblioteconomia da UFPB.

Apoio: Funesc