João Pessoa
Feed de Notícias

Dia do Artesão tem comemoração dupla na Casa do Artista Popular

sexta-feira, 19 de março de 2010 - 10:52 - Fotos: 

O Dia do Artesão, que transcorre nesta sexta-feira, 19, está sendo comemorado com um café da manhã oferecido aos artesãos na Casa do Artista Popular, na Praça da Independência, nesta capital, pelo Programa de Artesanato Paraibano da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento do Estado e pelo Sebrae e também com a boa notícia de que a Associação de Artesãos do Sítio Riacho Fundo foi vencedora do Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura.

A Associação dos Artesãos do Sítio Riacho Fundo, mais conhecida como Casa da Boneca de Esperança foi vencedora do Prêmio Culturas Populares 2009 “Mestra Dona Izabel – Artesã Ceramista do Vale do Jequitinhonha”. O prêmio é promovido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, que publicou nesta quarta-feira, 17, no Diário Oficial da União, a homologação do resultado final do concurso, com os nomes dos 195 contemplados, entre eles a associação artesã paraibana.
         
A seleção das propostas foi feita por uma comissão de avaliação composta por artistas, pesquisadores, técnicos e dirigentes do MinC e de instituições parceiras, com atuação reconhecida no campo das expressões das culturas populares. Para cada um dos 195 candidatos escolhidos, será destinado o valor de R$ 10 mil, totalizando um investimento de R$1,9 milhões em projetos culturais, que serão distribuídos entre as seguintes categorias: Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres e Grupos e Comunidades Tradicionais.

A Associação dos Artesãos do Sítio Riacho Fundo “Casa da Boneca de Esperança”, do município de Esperança, na Paraíba, é formada por mais de 25 artesãos que participam diretamente da produção das bonecas de pano, que aprenderam com a mestre-artesã, Dona Socorro. Ela, embora sem condições de locomover, ainda hoje ensina seus conhecimentos para o grupo, que se juntou com o fim de gerar renda para a comunidade humilde que não dispunha de nenhuma fonte de renda antes do artesanato com bonecas de pano.
         
O projeto “Casa da Boneca de Esperança” foi iniciado no ano de 1999 pelo Programa de Artesanato Solidário, que tinha à frente Dona Ruth Cardoso, com apoio do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Esperança. Nesses 10 anos de trabalho, o grupo se mostrou bastante empreendedor, inclusive atendendo encomendas do exterior. As participações do grupo em eventos nacionais são apoiadas pelo Programa de Artesanato Paraibano da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, responsável pelo incentivo à inscrição daquela Associação no Prêmio de Culturas Populares.
          
O grupo pretende, com o dinheiro do prêmio, adquirir máquinas de costura, matéria prima e computador para atender seus pedidos via internet, podendo assim melhorar as condições de trabalho da comunidade. Na Casa do Artista Popular, hoje, os artesãos terão uma manhã de lazer, com show do grupo Xameguinho do Forró e sorteio de brindes.

Na ocasião, a presidente de honra do Programa de Artesanato Paraibano, arquiteta Sandra Moura e as gestoras Marielza Araújo  e Verônica Ribeiro, esta última do Sebrae, apresentarão as artesãs vencedoras de Esperança, além de apresentar a nova carteira do artesão criada pela Oficina de Propaganda sob a orientação da Curadoria do Artesanato que tem como presidente o professor José Nilton da Silva. Sandra Moura também falará sobre as novidades para o 12º Salão de Artesanato que será realizado em junho em Campina Grande, com o tema “Mãos de Chita”, numa homenagem às artesãs integrantes da associação As Cabritas da cidade de Boa Vista.

Goretti Zenaide, da Assessoria de Imprensa do Programa de Artesanato Paraibano