João Pessoa
Feed de Notícias

Dia do Artesão é comemorado com capacitação em João Pessoa

quarta-feira, 20 de março de 2013 - 17:58 - Fotos:  Francisco França / Secom-PB

O Dia do Artesão, que transcorreu nesta terça-feira (19), foi festejado com palestras e debates sobre a arte e a qualificação da categoria, no Centro de Artesanato de Tambaú, em João Pessoa. Os 20 lojistas e artesãos que trabalham no local participaram de capacitação ministrada pelo Sebrae e pela Curadoria do Artesanato. A primeira-dama e coordenadora geral do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Pâmela Bório, esteve presente no evento.

“A capacitação traz como consequência o desenvolvimento da economia, o empreendedorismo, a qualificação e tudo isso resulta em sucesso. Queremos que as pessoas tenham independência, autonomia, sejam produtivas de fato. Por isso realizamos cursos e qualificação não só no Dia do Artesão, mas durante todo o ano”, enfatizou Pâmela Bório.

A coordenadora do PAP destacou ainda a tradicional feira da Semana do Artesão, que está sendo realizada em Campina Grande até o dia 24 de março e que já contabiliza “vendas expressivas”, segundo informou.

Foram realizadas duas palestras: a primeira, sobre os Conceitos do Artesanato e Ícones Paraibanos, proferida pelo curador José Nilton da Silva, presidente da Curadoria do Artesanato; e a apresentação sobre Atendimento ao público, ministrada pelo consultor do Sebrae-PB, Valdolírio Júnior.

“Ensinamos os conceitos de artesanato, de arte popular e de habilidades manuais. Todos são importantes, mas é necessário tentar resgatar e valorizar o artesanato de fato. A Paraíba é muito rica em mitos, lendas e os lojistas e artesãos daqui devem ter consciência dessa identidade cultural. É um trabalho de conscientização”, explicou o curador José Nilton.

Além dos artesãos e lojistas, o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado de Artesanato de Tambaú (ACMAT), Vauner Azevedo, também participou do evento e comemorou a iniciativa do Governo do Estado na primeira qualificação realizada no local. “Ficamos muito felizes com a capacitação. Esse é o início de uma grande parceria entre o Governo do Estado e a ACMAT. Espero que possamos ter mais palestras de modo continuado”, afirmou. 

Selo do Artesanato – A coordenadora geral do PAP, Pâmela Bório, adiantou que será lançado um concurso cultural para a escolha da marca do Selo do Artesanato Paraibano, durante o Salão de Artesanato realizado em Campina Grande, no mês de junho.

“O concurso será aberto ao público e qualquer pessoa interessada pode participar. Assim que a marca for escolhida, provavelmente até o fim do mês de julho, vamos entregar os primeiros selos para alguns artesãos que já preenchem os pré-requisitos de excelência no trabalho”, disse.

O Selo do Artesanato Paraibano foi anunciado pelo governador Ricardo Coutinho em dezembro de 2012, durante o último Salão de Artesanato, realizado em João Pessoa. O Selo vai certificar a qualidade e a origem dos produtos ‘made in Paraíba’.