João Pessoa
Feed de Notícias

Dia de Campo terá a presença do secretário Ruy Bezerra Cavalcante e diretores da Estatal

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 - 14:56 - Fotos: 
Mais de 400 produtores rurais da região administrativa de João Pessoa participam nesta terça-feira (8), em Mamanguape, de um dia de campo de sobre a cultura do abacaxi. O evento acontecerá no sítio Mendonça, pertencente a José Dionísio, e contará com a presença de várias autoridades do setor agrícola, dentre elas o secretário Ruy Bezerra Cavalcanti, titular da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e da diretoria colegiada da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) representada pelo seu presidente, Hermano Araújo, e os diretores Técnico e Administrativo, Afonso Cartaxo e João Marinho de Lima, respectivamente.

O dia de campo, uma promoção da Emater, por meio da coordenadoria regional de João Pessoa, contará com cinco estações: apresentação e introdução, manejo cultural, crédito rural, colheita e comercialização e aproveitamento do abacaxi. O evento será conduzido pelos extensionistas do órgão, em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e associações comunitárias rurais locais.

Por todo o dia, os produtores rurais que se dedicam ao cultivo do abacaxi, tanto de Mamanguape quanto dos municípios polarizados por João Pessoa vão receber ensinamentos e conhecer novas tecnologias do abacaxi, desde o preparo do solo à comercialização.

O coordenador regional da Emater em João Pessoa, Guilherme Soares, informou que a programação integra também relatos de experiências bem sucedidas de abacaxicultores, a exemplo de João Dionísio, que destaca a importância do trabalho da empresa na melhoria de sua produção de abacaxi e, consequentemente, a elevação de seu padrão de vida. Na ocasião, serão apresentados e degustados produtos originários do abacaxi, produzidos por mulheres rurais orientadas pela extensão rural e que hoje fazem parte da mesa da família paraibana e de estados vizinhos.

Situação atual – A Paraíba continua liderando o ranking nacional na produção de abacaxi. De acordo com o assessor estadual da cultura, o engenheiro agrônomo da Emater Leôncio da Costa Vilar, sob a orientação da extensão rural o abacaxi é trabalhado em 37 municípios das regiões administrativas de João Pessoa, Itabaiana e Guarabira, beneficiando centenas de agricultores familiares, com uma média de cinco empregos por hactare, totalizando 60 mil empregos diretos e indiretos.

A cultura introduziu, no ano passado, 220 milhões de reais na economia do Estado com exportação de 80% por cento do produto para os estados do Sul e Sudeste, principalmente São Paulo, o maior consumidor. A produção de 2008 foi de 345 milhões de frutos.

Os agricultores familiares paraibanos, para chegar aos estados consumidores, estão utilizando a Bolsa do Comércio de Pernambuco, que até então só trabalhava com grandes produtores. A iniciativa partiu de um trabalho de parceria entre a Emater-PB e o Governo do Estado durante a administração Maranhão II, o que permitiu a eliminação da figura do atravessador, a quem os agricultores vendiam seu produto por preço abaixo do mercado.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB