Fale Conosco

9 de setembro de 2009

Dia de campo sobre girassol pretende reunir 300 agricultores em Esperança



Divulgar a cultura do girassol como matéria-prima para a produção do biodiesel na Paraíba. Este é principal objetivo dos dias de campo que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), com apoio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), vem promovendo em diversos municípios, a fim de conscientizar os agricultores familiares a aderirem ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PPNPB).

O próximo dia de campo acontece nesta sexta-feira (11), na comunidade Meia Pataca, pertencente ao produtor Fernando Antônio de Melo, no município de Esperança, região administrativa de Areia. Com a participação de mais de 300 agricultores, o evento começa às 8h e será realizado numa área de 2,5 hectares de girassol consorciado com feijão phaseolus. A produção prevista é de 3.750 quilos de grãos de girassol e 600 quilos de feijão.

Estações – Para facilitar o aprendizado dos agricultores, o dia de campo constará de quatro estações – Introdução, Manejo Cultural, Controle de Pragas e Doenças e Comercialização, onde os extensionistas ensinam todo o processo de cultivo do girassol, desde o preparo do solo, beneficiamento e venda do produto.

Este ano, sob orientação da extensão rural paraibana, foram cultivados 243 hectares de girassol em 41 municípios.  Segundo o gerente-executivo do Programa do Biodiesel da Emater, Firmino Manoel Neto, a proposta da Petrobras em parceria com o Governo do Estado para 2010 é beneficiar cinco mil agricultores familiares em 117 municípios paraibanos.

Além do secretário Ruy Bezerra Cavalcante, da Sedap; da diretoria colegiada da Emater, representada pelo presidente Hermano Araújo e os diretores técnico e administrativo, Afonso Cartaxo e José Marinho de Lima, devem participar do dia de campo representantes da Petrobras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa), dos Bancos do Brasil e do Nordeste, da Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa), dentre outras autoridades do setor público agrícola.

Lourdinha Araújo, da Assessoria de Imprensa da Emater-PB