João Pessoa
Feed de Notícias

Dia de Campo discute palma resistente à cochonilha em São José do Bonfim

quinta-feira, 11 de abril de 2013 - 10:19 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), promove, nesta sexta-feira (12), em São José do Bonfim, região administrativa de Patos, mais um dia de campo sobre palma resistente à cochonilha do carmim. O evento acontece no sítio Tejuassu da comunidade Mares, a partir das 8h e é destinado a agricultores familiares, criadores e autoridades dos municípios do território do médio Sertão paraibano e Estados vizinhos. A expectativa de público é de mais de 500 pessoas.

Dividido em estações previamente instaladas, o dia de campo vai demonstrar o novo sistema de produção da palma variedade Palmepa/Orelha de elefante, irrigada por gotejamento e que utiliza energia por meio de placa solar. Os técnicos também vão demonstrar detalhes do sistema de produção no que se refere ao preparo do solo, espaçamentos, tratos culturais, adubação, irrigação por gotejamento (xique-xique), usando água de poço tubular com vazão de 1000 litros por hora.

O Dia de Campo integra o Programa de Palma Resistente, instituído pelo Governo do Estado como forma de controlar a incidência da cochonilha do carmim. As ações, que são executadas pela Sedap junto com suas vinculadas Emater e Emepa, orientam e assessoram os agricultores, principalmente os pecuaristas, a se prepararem para enfrentar períodos de seca com escassez de forragem, como acontece no momento.

A cochonilha do carmim é uma praga que vem dizimando os palmais dos Estados da região Nordeste e atinge diversos municípios paraibanos, principalmente da região Semiárida.