Fale Conosco

21 de janeiro de 2013

Dia de Campo discute estiagem e políticas para agricultura familiar



A produção agroecológica de convivência com o Semiárido e políticas públicas em favor do agricultor familiar são temas do Dia de Campo que a Emater Paraíba realiza nesta terça-feira (22), no sítio Chupadouro, no município de Serra Redonda, a partir das 8h, quando também serão apresentadas e discutidas práticas que ajudam no convívio com a estiagem. O evento faz parte dos dias de campo promovidos pela Emater com a finalidade de levar aos agricultores familiares as práticas de convivência com a estiagem e esclarecer políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável.

Organizado pela Unidade Operadora da Emater em Serra Redonda, o Dia de Campo conta com a participação do escritório regional da empresa em Campina Grande. Na ocasião, também será discutida a aquisição de milho pela Conab e a ração animal pela Empasa, além de comercialização de produtos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), seguro safra, crédito rural, assistência técnica, entre outros.

O sítio Chupadouro pertence ao agricultor familiar Marconi Nunes da Silva, e trabalha com produtos orgânicos. A unidade local da Emater tem como gerente Geraldo Raimundo Alves, que está organizando o evento.

Produção agroecológica – As práticas agroecológicas e alternativas de convívio com o semiárido também foram discutidas na sexta-feira (18), na comunidade Timbaúba, de propriedade do agricultor familiar Antônio Feliciano, no município de Esperança durante Dia de Campo. Foram apresentadas atividades em cinco estações, com a participação de técnicos que tiraram dúvidas e esclareceram o procedimento para uma produção agrícola de boa qualidade.

Segundo o técnico da Unidade Operadora de Esperança, João Paulo Macêdo, o evento faz parte das metas da Chamada Pública de Assistência Técnica Rural (Ater) do território da Cidadania da Borborema, com enfoque para transição agroecológica. O Banco do Nordeste também esteve presente com o programa AgroAmigo, orientando sobre as linhas de crédito disponíveis. O evento foi realizado com participação de várias parcerias e apoio, como o Projeto Timbaúba Verde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperança e o agricultor Antonio Feliciano. A Emater é uma empresa vincula a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca.