Fale Conosco

19 de fevereiro de 2013

Dia de Campo discute convivência com estiagem em São Sebastião de Lagoa de Roça



A Emater Paraíba promove nesta quarta-feira (20), o Dia de Campo Agroecológico, no sítio Canta Galo, em São Sebastião de Lagoa de Roça. O evento visa promover a interação dos agricultores familiares da Chamada Pública da Borborema, por meio de apresentações de algumas práticas agroecológicas, produção de hidroponia e convivência com a estiagem.  O evento começa às 8h30, devendo contar com a participação de convidados de municípios vizinhos. Será feita uma visita a uma propriedade em processo de transição agroecológica.

Os temas abordados nas três estações serão avicultura alternativa, atividade como viabilidade econômica em pequenas propriedades; produção de adubos naturais, produção de húmus, biofertilizantes e compostagem. Também haverá discussões sobre as alternativas e convivência com a seca, com a produção de forragem hidropônica de milho em bagaço de cana com biofertilizantes.

Hidroponia consiste em cultivar as plantas sem solo, onde será fornecida uma solução nutritiva balanceada com água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. A técnica pode ser empregada de várias formas, sendo as principais: exposição das raízes a uma lamina de solução sobre uma bancada ou uso de substrato inerte para a sustentação da planta, onde esta irá receber a solução nutritiva.

O sistema apresenta vantagens como maior uniformidade na produção; maior produção por área; redução do ciclo de cultivo; menor gasto de mão-de-obra; uso racional de água e fertilizantes, produtos limpos e de qualidade.