Fale Conosco

27 de fevereiro de 2013

Dia de Campo da Emater discute manejo de aves em Campina Grande



Agricultura Lucia de Fátima Foto José NunesO Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realiza nesta quinta-feira (28), no Sítio Lucas, em Campina Grande, o Dia de Campo sobre Manejo Produtivo de Aves Caseira. Na ocasião, serão apresentados temas para o fortalecimento da atividade, que tem se constituído em uma alternativa de inclusão produtiva com geração de renda, principalmente nesta fase de prolongada estiagem.

O Dia de Campo tem como público principal as famílias de agricultores da Chamada Pública da Borborema inseridas no programa Brasil Sem Miséria. A programação é organizada pela Coordenadoria Regional e pela Unidade Operativa da Emater em Campina Grande, com a participação da Embrapa Algodão. O evento começa às 8h e se prolongará até as 13h, com discussões sobre políticas públicas para a agricultura familiar, manejo produtivo, abate, cortes especiais e acondicionamento para comercialização.

As famílias que integram a atividade passam por um processo de organização para a comercialização de seus produtos junto ao programa de compras governamentais como PNAE e PAA. Mas já tiveram acesso ao Crédito Rural, Garatia Safra, Bolsa Família, Pronaf e algumas foram contempladas com sementes de palma forrageira resistente à praga da cochonilha do carmim.

Na segunda-feira (25), aconteceu uma ação envolvendo a atividade com aves alternativas no município de Serra Branca, onde 38 famílias das 52 assessoradas pela Emater, beneficiadas pelo Programa Brasil Sem Miséria, apostaram na criação de aves e adquiriram os pintinhos com os recursos recebidos do programa.