João Pessoa
Feed de Notícias

Dia de Campo da Emater discute manejo de aves em Campina Grande

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 - 10:48 - Fotos:  José Nunes

O Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realiza nesta quinta-feira (28), no Sítio Lucas, em Campina Grande, o Dia de Campo sobre Manejo Produtivo de Aves Caseira. Na ocasião, serão apresentados temas para o fortalecimento da atividade, que tem se constituído em uma alternativa de inclusão produtiva com geração de renda, principalmente nesta fase de prolongada estiagem.

O Dia de Campo tem como público principal as famílias de agricultores da Chamada Pública da Borborema inseridas no programa Brasil Sem Miséria. A programação é organizada pela Coordenadoria Regional e pela Unidade Operativa da Emater em Campina Grande, com a participação da Embrapa Algodão. O evento começa às 8h e se prolongará até as 13h, com discussões sobre políticas públicas para a agricultura familiar, manejo produtivo, abate, cortes especiais e acondicionamento para comercialização.

As famílias que integram a atividade passam por um processo de organização para a comercialização de seus produtos junto ao programa de compras governamentais como PNAE e PAA. Mas já tiveram acesso ao Crédito Rural, Garatia Safra, Bolsa Família, Pronaf e algumas foram contempladas com sementes de palma forrageira resistente à praga da cochonilha do carmim.

Na segunda-feira (25), aconteceu uma ação envolvendo a atividade com aves alternativas no município de Serra Branca, onde 38 famílias das 52 assessoradas pela Emater, beneficiadas pelo Programa Brasil Sem Miséria, apostaram na criação de aves e adquiriram os pintinhos com os recursos recebidos do programa.