João Pessoa
Feed de Notícias

Dia das Crianças é comemorado em hospitais da rede estadual

terça-feira, 13 de outubro de 2015 - 18:43 - Fotos: 

O Dia das Crianças foi comemorado com muita alegria e animação em vários hospitais da Rede Estadual. Na manhã da segunda-feira (12), o Hospital Materno-Infantil de Sousa promoveu, em parceria com alunos da Escola Estadual Júlio Sarmento, uma festa surpresa para as crianças internadas e as que se encontravam no ambulatório.

Alunos se caracterizaram de personagens infantis para animar as crianças com brincadeiras e distribuição de brindes. “O nosso objetivo era proporcionar às crianças que estavam nessa unidade hospitalar a oportunidade de festejar essa data tão especial e significativa. Foi muito gratificante e satisfatório poder levar alegria e entusiasmo para crianças que se encontram fragilizadas em um hospital. Foi um momento realmente especial”, disse a diretora da unidade, Apoliana Ferreira.

Já no Hospital Regional de Guarabira, a manhã do dia das crianças contou com a alegria de uma equipe de palhaços, que acordou as crianças internas na unidade com muitas brincadeiras. Houve ainda a apresentação do ‘Boneco de Babau’, entrega de presentes para as crianças internas e filhos de funcionários, além de distribuição de doces.

Além disso, profissionais das diversas áreas do Regional de Guarabira estiveram orientando as crianças sobre seus direitos e deveres, lembrando que, além de brincar, é importante ter responsabilidade com os estudos. “Fico muito feliz por trazer alegria para essas crianças, que por estarem enfermas, precisam ainda mais de carinho, afeto e amor. É importante para nós nunca deixar uma criança passar o seu dia sem um brinquedo, pois sabemos a importância da data para elas. Tenho certeza que a equipe do hospital conseguiu fazer as crianças internas na unidade e filhos dos funcionários mais felizes, e isso para nós não tem preço”, disse o diretor do Hospital Regional de Guarabira, Cleonaldo Freire.

Cleonaldo lembrou ainda que o setor de pediatria do hospital recebeu do Governo do Estado equipamentos de som para dar continuidade ao trabalho de musicoterapia, que torna o serviço mais humanizado. “É muito bom poder participar deste momento do Hospital Regional de Guarabira. Além da festa das crianças, nossa equipe fará outras atividades e terapias, com música, pinturas, massa de modelar, atividades recreativas e muito mais, tudo isso graças ao Governo do Estado, que vem trabalhando para possibilitar um atendimento cada dia melhor para a população paraibana”, concluiu.

No Hospital Regional Wenceslau Lopes, em Piancó, a festa das crianças foi realizada no anexo infantil da unidade, durante toda a segunda-feira (12). O dia começou com um coffee-break. Em seguida, as crianças internas receberam a visita dos Doutores do Sorriso, com músicas e brincadeiras. Durante a tarde, as crianças brincaram e dançaram com o Grupo Rotaract.

A Unidade de Pronto Atendimento de Santa Rita (UPA), também comemorou a data na segunda-feira (12). Durante o evento alusivo ao dia das crianças, a equipe do plantão caracterizada de palhaços realizou, entre muitas brincadeiras e animação, a entrega de brinquedos e doces às crianças presentes em atendimento na unidade, que foi decorada com balões coloridos para a ocasião.

Já o Hospital Infantil Noaldo Leite, no município de Patos, comemora a data na tarde desta terça-feira (13), com a entrega de brinquedos que foram arrecadados em uma campanha feita pelo próprio hospital. Além da entrega dos brinquedos, a festa das crianças contará ainda com animação, brincadeiras e lanche.

O Hospital Regional Sebastião Rodrigues de Melo, em Itabaiana, vai comemorar a data na sexta-feira (16), com um momento especial para as crianças em atendimento e internas. Na ocasião funcionários caracterizados de palhaços farão a animação, distribuindo brinquedos e sacolinhas de doces. Além disso, uma decoração especial, com bolas e cores vai alegrar o ambiente.

“Queremos que as crianças internas e em atendimento possam fugir um pouco dessa realidade, da rotina de um hospital, e tenham um momento de alegria”, disse a diretora geral da unidade, Gilvânia Alves.

Já o Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa, comemora o Dia das Crianças com várias atividades nesta quarta-feira (14), no espaço de recreação do hospital para as internas, e no dia 21, destinada às crianças atendidas no ambulatório.

De acordo com a programação elaborada pela Coordenação de Eventos do Arlinda Marques, em parceria com a Brinquedoteca e o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), no hospital, as atividades lúdicas e as brincadeiras começam as 15h30, com a participação do Grupo Enfermeiro do Sorriso Santa Emília de Rodat. No ambulatório, a festa tem início às 10h30, animada pelo grupo da Igreja São Rafael do Castelo Branco. Em ambos os locais, será oferecido um lanche e haverá distribuição de brinquedos e pintura artística no rosto das crianças.

O diretor geral do Hospital Arlinda Marques, Bruno Leandro de Souza, disse que momentos como esses são importantes e ajudam a esquecer um pouco a dor e o sofrimento dessas crianças. “Com ações desse tipo a gente procura proporcionar alegria e resgatar sorrisos nas crianças, principalmente porque elas se encontram em momentos delicados de suas vidas e acreditamos que esse contágio de alegria irá ajudar bastante na sua recuperação”, disse.

A coordenadora de Eventos do Arlinda Marques, Rosilda Varela, afirmou que em datas comemorativas, o Complexo Arlinda Marques realiza atividades lúdicas e recreativas com as crianças, dentro da Política Nacional de Humanização. De acordo com ela, eventos como esses são importantes para a recuperação das crianças.

“A gente busca proporcionar um momento especial, uma alegria para essas crianças e suas famílias. A gente vê nos olhos delas a alegria de estar participando. Muitas vezes, elas estão doentes, com soro, mas vem participar da festa. E é notável o quanto esses momentos ajudam na recuperação das crianças. Essa e outras festas são uma excelente oportunidade também de aproximar os pais, as crianças, os funcionários e principalmente a direção, como uma forma de integração”, afirmou Rosilda Varela.