João Pessoa
Feed de Notícias

Dia da Dança é comemorado com atividades no Espaço Cultural e UFPB

quarta-feira, 22 de abril de 2015 - 15:55 - Fotos: 

A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. Para celebrar essa expressão artística comemorada internacionalmente no dia 29 de abril, uma série de apresentações, oficinas e debates estão sendo elaborados pelo Fórum Permanente de Dança de João Pessoa em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Secretaria de Cultura (Secult), além do curso de Licenciatura em Dança da UFPB. O Dance Abril 2015 será aberto nesta quinta-feira (23) e se estende até a quarta-feira (29). A palestra de abertura acontece às 19h30, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, com a o tema “Qualificação em Dança”, e participação de Aldo Valentim (São Paulo, SP). Em seguida, haverá uma sessão de ‘jam dance’, a partir das 20h30. A entrada é gratuita.

O palestrante é gerente do Programa de Qualificação em Artes do Estado de São Paulo. A ação contribui para a qualificação e capacitação de artistas que atuam em grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital. Tem como ação principal a orientação técnica e artística. Aldo Valentim também é professor de Políticas Públicas na pós-graduação em Gestão Cultural no Centro Universitário Senac (SP).

O evento – O Dance Abril acontece nos dias 23, 24, 25 e 26 de abril nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego e no dia 29 de abril no Centro de Vivência da UFPB e salas do Curso de Licenciatura em Dança.

A programação inclui uma mostra de dança com mais de 60 grupos e artistas inscritos, batalha de estilos, além de debates sobre os temas economia criativa voltada para a dança e o ensino da dança em ambientes educativos formais e não formais. Para os amantes da dança de salão, haverá um baile no sábado (25), das 20h às 23h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural.

Oficinas – A parte de formação do Dance Abril 2015 inclui oficinas com professores de diversos estilos e técnicas. Entre as turmas estão: Dança Moderna e Processos de Criação (professora Bárbara Santos, UFPB); Cardume: aproximando coreografia e performance nos entornos possíveis (Candice Didonet, UFPB); Dança Contemporânea: a dinâmica do foco (Guilherme Schulze, UFPB); Samba de roda do recôncavo baiano (professora Isis Carla, Salvador – BA); Explorando Leituras e Escutas (professora Priscila Patta, Belo Horizonte – MG); Emaranhado – um passeio pelo corpo brincante maranhense e sua desconstrução (professora Tieta Macau, São Luís – MA)

Serviço

Dance Abril 2015: 23 a 29 de abril

Abertura: 23/04

Palestra de abertura:  “Qualificação em Dança”, participação de Aldo Valentim (São Paulo, SP), às 19h30

Jam Dance Abril, das 20h30 às 22h

Local: Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego

Entrada: gratuita

Programação completa:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200272880301639&set=gm.1829154997308690&type=1

Contato: danceabrilparaiba@gmail.com