João Pessoa
Feed de Notícias

Dia ‘D’ marca lançamento da Campanha de Combate à Dengue

quinta-feira, 27 de março de 2014 - 09:58 - Fotos:  Foto Ilustrativa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lança, nesta sexta-feira (28), a Campanha Estadual de Combate à Dengue. A abertura oficial acontece no Ginásio de Esportes do São Bento, em Bayeux. Das 8h às 12h, serão realizadas as atividades do Dia ‘D’, em parceria com a prefeitura do Município. A mobilização tem o objetivo de orientar e alertar a população sobre os riscos da doença.

Durante o evento, serão apresentadas à comunidade a exposição do laboratório do Núcleo de Entomologia e Pesquisa Operacional (NEPO), com larvas do mosquito Aedes aegypti. As equipes ainda realizam panfletagem sobre o combate à doença. A programação ainda conta com exposição de equipamentos utilizados para bloqueio de transmissão do vetor, como bombas manuais, motorizadas e o carro fumacê. Ainda serão realizadas, durante toda a semana, palestras educativas nas escolas e Unidades de Saúde da Família.

Além de Bayeux, outros municípios paraibanos realizam, simultaneamente, nesta sexta-feira (28), o lançamento das ações de combate à dengue. As atividades incluem a participação das Unidades de Saúde da Família na realização de palestras educativas e orientação nas visitas domiciliares.

A SES disponibilizou material para todos os municípios e a programação para ações de mobilização nas comunidades. Materiais como cartazes, faixas, panfletos, bottons, camisetas, bonés, adesivos e mídia de rádio foram enviados a cada cidade, através das Gerências Regionais de Saúde.

Os municípios que realizam atividades no Dia ‘D’ de combate à Dengue são: Aguiar, Alhandra, Bayeux, Bernadino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cabedelo, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Capim, Carrapateira, Campina Grande, Cuité, Monte Horebe, Patos, Piancó, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Riachão do Poço, Santa Helena, Joca Claudino, Guarabira, São Bento, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, Tacima e Triunfo.

Os municípios de Itapororoca, Manaíra e Brejo do Cruz já realizaram. Conde, Mataraca, Parari, Pilar, Pitimbu, Riacho dos Cavalos, Cruz do Espírito Santo, São José de Piranhas, São José de Espinharas e Uiraúna estão com agendas programadas para os meses de abril e maio.

As mobilizações de combate a dengue são de grande importância, entretanto, é indispensável a participação da população, como uma das formas mais eficazes de combate ao Aedes aegypti, que deposita seus ovos em recipientes com água. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em 187 municípios em janeiro, o ambiente doméstico ainda concentra 90% dos focos do mosquito. Todos os cidadãos devem ficar atentos aos riscos a que estão expostos, pois a dengue não é uma realidade apenas das regiões com alto índice de infestação”, alertou a gerente Executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares.