João Pessoa
Feed de Notícias

Dia D de Cidadania reúne moradores do Jardim Ester para celebrar obras de esgotamento sanitário

quinta-feira, 16 de junho de 2011 - 17:19 - Fotos: 

Cagepa leva ações de cidadania para o Jardim Ester. Foto: Secom-PB

Os moradores do Jardim Ester, em Mandacaru, marcaram presença no Dia D de Cidadania. O evento promovido pela Cagepa nesta quinta-feira (16), na Escola Municipal Violeta Formiga, celebrou a retomada das obras de esgotamento sanitário da comunidade e levou serviços como emissão de documentos, corte de cabelo, enfermagem e fisioterapia.

No estande montado pela Cagepa, foram realizadas palestras sobre o correto uso do saneamento básico e também sobre o processo de tratamento de água. “A ação de hoje reforça a preocupação que a empresa tem com os cidadãos que irão receber essa obra, para que eles possam usufruir e, principalmente, aprendam a cuidar da saúde do meio ambiente através do conhecimento sobre educação sanitária”, disse Joana Marcelino, Subgerente de Meio Ambiente e Educação Sanitária.

A diarista Gilberlândia Maciel, moradora do Jardim Ester há quatro anos, veio ao evento para atualizar sua identidade e carteira de trabalho, agora que está recém-casada. Para ela, a oportunidade de renovar os documentos tão perto de casa ajuda aos que vão tirar um documento pela primeira vez a ter melhor acesso à cidadania.

Também moradora do Jardim Ester, Adriana Amaral trouxe as duas filhas para cortar o cabelo. O serviço foi realizado por alunos do curso de Cabeleireiro Completo do Senac, orientados pela professora Alda Maria. “É muito importante para os alunos essa vivência com a comunidade, eles saem da sala de aula e ganham tanto experiência prática quanto prestam um serviço à população”, completou.

Moradores atendidos pelos profissionais. Foto: Secom-PB

Ainda foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, nível de glicose sanguínea, orientação sobre saúde bucal, palestra sobre alimentação saudável, apresentações musicais realizadas pelos alunos e por agentes da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e oficina de contação de história.