Fale Conosco

1 de dezembro de 2015

Dezembro Vermelho tem início com ações no Ponto de Cem Réis



01.12.15 saude teste de aidis e sifilis fotos alberi pontes cópia 11 270x192 - Dezembro Vermelho tem início com ações no Ponto de Cem RéisNesta terça-feira (1), é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids e tem início o Dezembro Vermelho, quando mundialmente é trabalhada a prevenção da doença com diversas ações. Na Paraíba, a data foi comemorada com ações no Ponto de Cem Réis, centro de João Pessoa. Das 8h ao meio-dia, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Hospital Clementino Fraga ofereceram teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, verificação de pressão e glicemia, além de distribuição de material educativo, preservativos, gel lubrificante e orientação à população.

01.12.15 saude teste de aidis e sifilis fotos alberi pontes 10 cópia 1 270x192 - Dezembro Vermelho tem início com ações no Ponto de Cem RéisA comerciante Maria das Neves, 49 anos, que trabalha próximo ao local, decidiu tirar uns minutos para cuidar da saúde. “Esse serviço sendo oferecido aqui pra gente é algo muito bom, pois muitas vezes a gente não cuida da nossa saúde por falta de tempo e de dinheiro, e já que tenho todos esses testes sendo ofertados aqui, perto do meu local de trabalho, não posso perder essa oportunidade de me cuidar”, disse.

A dona de casa Maria José Camilo, 45 anos, estava animada para fazer os exames. Ela lembrou a importância do teste rápido para HIV. “Acho muito importante a gente perder o medo e fazer o teste. Mesmo me achando certa de não ter o vírus, não posso garantir que o meu esposo não o tem. Por isso, vou fazer o teste e já liguei para o meu esposo para ele vir também”, falou.

01.12.15 saude teste de aidis e sifilis fotos alberi pontes 17 1 270x178 - Dezembro Vermelho tem início com ações no Ponto de Cem RéisPara a chefe do Núcleo de DST/Aids da SES, Joanna Angélica Ramalho, a procura da população pelos testes é considerada boa. “Provavelmente vamos ultrapassar 200 testes rápidos, que inicialmente era nossa meta, e isso é muito bom, mostra que a população está sim interessada em descobrir sua situação sorológica”, avaliou.

01.12.15 saude teste de aidis e sifilis fotos alberi pontes 7 1 270x178 - Dezembro Vermelho tem início com ações no Ponto de Cem RéisJoanna explicou que durante todo o mês de dezembro serão realizadas diversas ações de prevenção ao HIV/Aids em todo o estado. “Durante o Dezembro Vermelho acontecerão ações alusivas em todos os municípios da Paraíba, como, por exemplo, oferta de testes rápidos na Atenção Básica, panfletagem, distribuição de preservativos e gel lubrificante, entre outros. Então, será um mês bem rico em termos de prevenção do HIV”, concluiu Joanna.

Dados – De acordo com dados da SES, entre os anos de 2007 e 2015 foram notificados 4.018 casos de Aids em adultos na Paraíba. Destes 2.696 casos em homens e 1.322 em mulheres. No mesmo período foram notificados 1.059 óbitos pela doença.

01.12.15 saude teste de aidis e sifilis fotos alberi pontes 14 11 270x178 - Dezembro Vermelho tem início com ações no Ponto de Cem RéisDezembro Vermelho – Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

01.12.15 saude teste de aidis e sifilis fotos alberi pontes 4 1 270x178 - Dezembro Vermelho tem início com ações no Ponto de Cem RéisO laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo da doença.