João Pessoa
Feed de Notícias

Dez municípios fazem Conferências das Cidades na Paraíba, esta semana

terça-feira, 12 de janeiro de 2010 - 16:42 - Fotos: 

Dez localidades do interior paraibano estão realizando Conferências Municipais das Cidades até a próxima sexta-feira (15). Somente nesta terça-feira (12), os moradores de Areia, Itapororoca, Juru e Picuí participam das plenárias para elencar as prioridades de investimentos públicos em urbanização e desenvolvimento sustentável dessas cidades.

A vice-prefeita de Itapororoca, Elissandra Maria Conceição, considera que as Conferências Municipais são uma oportunidade para os prefeitos e secretários conhecerem melhor as necessidades da população e montar ações, em conjunto, para resolver problemas nas cidades. “Uma boa gestão só acontece com a participação do povo. Por isso, é preciso ouvir a população para poder aplicar o dinheiro público. É essa visão que estamos trabalhando na Conferência das Cidades”, disse.

Nesta quarta-feira (13), será a vez de Alagoa Nova e Santarém reunirem representantes do poder público, igrejas, estudantes, associações e sindicatos para definir quais as prioridades de desenvolvimento urbano nesses municípios.

Na quinta-feira (14), Caaporã, Dona Inês e Mogeiro realização suas Conferências Municipais. Já o município de Lagoa de Dentro fecha a programação semanal das plenárias na sexta-feira (15). Até agora, mais de 100 municípios paraibanos marcaram as datas para a realização de Conferências das Cidades, seja em caráter municipal ou regional.

Prioridade – O superintendente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), Achilles Leal Filho, lembrou que os municípios com plenárias realizadas até o dia 30 de janeiro terão prioridade nas ações do Governo Federal. “Quem faz a Conferência não enfrentará dificuldades para entrar nos programas do Ministério das Cidades, como o Minha Casa, Minha Vida. Nesse caso, o município será contemplado com mais rapidez nesse programa habitacional”, alertou.

É nas Conferências Municipais que os moradores de cada cidade escolhem os delegados que levarão as reivindicações da população até a 4ª Conferência Estadual das Cidades, a acontecer nos dias 19 e 20 de março de 2010, em João Pessoa.

O evento tem como lema ‘Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social’. O tema será ‘Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano’. Em maio próximo será realizada em Brasília, a Conferência Nacional das Cidades, com delegados de todos os Estados brasileiros.

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme