Fale Conosco

13 de março de 2012

Dez instituições participam de evento sobre a qualidade da água na PB



Dez instituições confirmaram presença no encontro que discutirá qualidade da água na Paraíba, nesta quarta-feira (14), no auditório da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O evento tem início às 8h30, com a discussão dos pontos de amostragem da Rede Nacional de Monitoramento, coordenada pela Agência Nacional das Águas (ANA).

O encontro faz parte do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA), que visa informar a sociedade a situação das águas superficiais no Brasil, além de orientar gestores na elaboração de políticas públicas para a recuperação de rios e reservatórios. “Esperamos confirmar a localização dos 69 pontos de monitoramento da água que serão trabalhados na Paraíba por intermédio de uma parceria entre a ANA e o Governo do Estado. Neste sentido, além da Aesa, órgãos como Sudema e Cagepa têm um papel fundamental nesta fiscalização”, observou a presidente da Aesa, Ana Maria Torres.

De acordo com a engenheira química Marie Eugenie, da Aesa, a Rede Nacional de Monitoramento utiliza quatro parâmetros básicos para analisar a qualidade da água: pH, oxigênio dissolvido, condutividade e temperatura. “A partir dos resultados, é possível definir ações estratégicas para cada reservatório do Estado, atuando diretamente na melhora da qualidade da água”, explicou.

Além dos especialistas da Aesa e ANA, participam do evento: técnicos da Sudema, Cagepa, Instituto Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Serhmact), Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape) e Lacen.