João Pessoa
Feed de Notícias

Deusimar recebe medalha por trabalho de prevenção e combate às drogas

terça-feira, 1 de junho de 2010 - 09:09 - Fotos: 

O gerente do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB), Deusimar Guedes, recebeu medalha de honra ao mérito pelos relevantes serviços desenvolvidos na prevenção e combate ao uso indevido de substâncias químicas. A homenagem foi concedida nesta segunda-feira (31), durante o evento ‘Segurança e Saúde em defesa da vida’, promovido pelo Conselho Comunitário de Segurança da Região de Mangabeira, o maior e mais populoso bairro de João Pessoa. Na ocasião, a presidente do Conselho, Abimadabe Vieira, também anunciou a parceria com o PEPD/PB e se comprometeu em mobilizar a comunidade para a Semana Estadual de Ações Educativas sobre Drogas, a ser realizada de 12 a 19 de junho.
 
O evento ‘Segurança e Saúde em defesa da vida’ teve como principal objetivo incentivar uma aproximação entre a polícia e a comunidade de Mangabeira, visando uma melhor qualidade de vida para a população. Apoiando a iniciativa, estavam presentes representantes das Polícias Civil e Militar, incluindo a Cavalaria, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
 
Homenageado – Policial federal aposentado, com experiência de quase 30 anos trabalhando com prevenção às drogas e repressão ao tráfico, o gerente do PEPD/PB, Deusimar Guedes, foi homenageado e convidado para apresentar o Programa Estadual de Políticas sobre Drogas, explicando a importância da comunidade se envolver nas ações educativas e preventivas. “Levamos o apoio do Governo do Estado às ações que já são realizadas na comunidade e colocamos esta Gerência à disposição para o planejamento de novos trabalhos e estratégias de atuação”, explica Deusimar.
 
O Conselho Comunitário de Segurança da Região de Mangabeira já deu início a algumas ações nas escolas, incentivando os jovens a dizerem não às drogas, e o local escolhido para o evento desta segunda-feira também fez referência à tentativa de conscientização e combate ao uso indevido de substâncias psicoativas. A solenidade foi realizada na Praça Cristo Rei, em Mangabeira I. “Precisamos conscientizar a comunidade de que o problema das drogas não é apenas da polícia. Todo mundo pode dizer que o crack é um problema meu e seu também, porque, de fato, é uma questão que diz respeito a toda a sociedade”, enfatiza a presidente do Conselho, Abimadabe Vieira.

A abertura do evento foi realizada pela Banda da Política Militar e, ao longo do dia, foram oferecidos diversos serviços à população. A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher instalou um gabinete itinerante, foram distribuídos panfletos educativos e informações sobre a Lei Maria da Penha. Já a Secretaria de Segurança Pública, através do Instituto de Polícia Científica (IPC), emitiu 200 carteiras de identidade. Também foram realizados testes de glicemia, verificação de pressão arterial, exames citológicos, vacinação contra a influenza H1N1, foram instalados postos de informações sobre o Programa ‘Minha Casa Minha Vida’, pela Cehap, sobre o cartão do SUS e sobre o Bolsa Família. O evento ofereceu ainda cortes de cabelo e cursos rápidos de maquiagem.

Fabiana Nóbrega, Assessoria de Imprensa do PEPD/PB