Fale Conosco

12 de abril de 2013

Detran vai ganhar posto de atendimento no Valentina e reforma de pista em Mangabeira



O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) vai ganhar um posto avançado de atendimento, no Valentina Figueiredo, e ampliar a pista de provas da sede do órgão, em João Pessoa, localizada  no bairro de Mangabeira. As obras foram anunciadas, nessa quinta-feira (11), pelo governador Ricardo Coutinho, durante a abertura do Ciclo 2013 do Orçamento Democrático Estadual (ODE).

Na ocasião, foram assinadas as ordens para abertura das licitações das duas obras que serão executadas pela Superintendência de Planejamento (Suplan). O posto avançado no Detran, no Valentina Figueiredo, será construído no terreno de  1,14 hectare,  que pertencia à PBPrev e  foi desapropriado pelo Governo do Estado.

O espaço vai oferecer todos os serviços disponibilizados na sede do órgão, em Mangabeira, incluindo uma pista de provas para realização dos testes práticos de direção veicular. O posto vai beneficiar usuários de 10 bairros. Além do próprio Valentina, serão atendidos moradores do Colinas do Sul, Gervásio Maia, Geisel, Funcionários, Costa e Silva, Grotão, Cuiá, Paratibe e Monsenhor Magno.

Já a pista de provas da sede do Detran, em Mangabeira, será ampliada e vai ganhar blocos de apoio que incluem a construção de banheiros para os servidores e usuários. A obra de reforma e ampliação vai trazer mais conforto aos servidores, usuários e funcionários dos Centros de Formação de Condutores que frequentam o local.

Reforço na ‘Lei Seca’- Durante a solenidade de abertura do ODE, também foram entregues 10 caminhões do tipo plataforma (reboque) sendo seis para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social e quatro para a Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran, além de 37 etilômetros (bafômetros), sendo 20 para a Divisão de Policimento do Detran e 17 para o Batalhão de Policiamento de Trânsito BPTran.

Os 10 reboques custaram R$1,9 milhão e os 37 etilômetros R$292.300 adquiridos com recursos gerados por taxas do Detran. A aquisição dos reboques e etilômetros vai reforçar as ações da Operação Lei Seca, em todo Estado. Com os equipamentos será possível interiorizar as fiscalizações que, desde setembro do ano passado, integram as ações do Detran e BPTran.

Habilitação Social – Na abertura do Ciclo 2013 do Orçamento Democrático, o Governo do Estado entregou carteiras de habilitação social dos candidatos contemplados pelo programa, em 2012, e que recentemente concluíram o processo para emissão do documento. O programa Habilitação Social garante a carteira gratuita para pessoas de baixa renda.

A entrega dos demais documentos será feita aos candidatos de cada região, de acordo com as audiências do Ciclo do Orçamento Democrático. O Programa de Habilitação Social contempla candidatos de todos os municípios paraibanos e já despertou o interesse dos Detrans dos Estados do Rio Grande do Sul, Tocantins e Acre.