Fale Conosco

19 de junho de 2009

Detran usará bafômetros na ‘Operação São João’ em cidades do interior



Equipes do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), formadas por funcionários das divisões de Educação para o Trânsito e Policiamento, seguem nesta sexta-feira (19) para várias cidades do interior do Estado. O objetivo é aproveitar a movimentação provocada pelos festejos juninos para realizar uma campanha educativa sobre os riscos da mistura álcool e direção.

Desde a semana passada, o Detran-PB passou a usar bafômetros durante as fiscalizações. Para surpresa da atual administração, equipamentos adquiridos no governo passado, logo após a vigência da chamada ‘lei seca’, ainda não haviam sido usados nas ações de policiamento.

Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito, Cristóvão Amaro, a primeira providência adotada no atual governo foi capacitar os servidores para o uso dos etilômetros.

Funcionários lotados nas divisões de Policiamento e Educação para o Trânsito participaram de um treinamento ministrado por inspetores da Polícia Rodoviária Federal e agora estão aptos a operar os equipamentos. O Detran-PB comprou 12 etilômetros e ganhou mais quatro da Associação Nacional de Detrans (AND).

Durante a ‘Operação São João’, o Detran-PB vai atuar em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Social, polícias Civil e Militar e a Polícia Rodoviária Federal. A equipe vai fazer um trabalho corpo a corpo, conversando com motoristas em bares, barracas e áreas das festas em cidades como Campina Grande, Araruana, Guarabira, Bananeiras e Solânea.

Outras cidades ainda devem ser incluídas no roteiro da campanha. A idéia é conscientizar os condutores da importância de evitar o consumo de álcool antes de dirigir e mostrar que é possível encontrar em cada família ou em cada grupo alguém que não beba e possa ficar responsável pela condução do veículo, garantindo a segurança de todos durante o São João.

Da Assessoria de Imprensa do Detran-PB