Fale Conosco

13 de novembro de 2012

Detran treina pessoas com deficiência para integrar quadro de servidores



detran treinamento vagas sine (4)O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deu início, nesta terça-feira (13), ao treinamento das 60 pessoas com deficiência que vão integrar o quadro de servidores do órgão por meio de um convênio firmado com  a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e Associação de Deficientes e Familiares (Asdef).

Em princípio, foram oferecidas 41 vagas para João Pessoa e 19 para Campina Grande. De acordo com os cargos, as vagas oferecidas foram: 10 para atendente e recepcionista com noções em Libras (sendo 8 para João Pessoa e 2 para Campina Grande);  30 para atendente e recepcionista (19 para João Pessoa e 11 para Campina Grande) ; 20 para digitador e digitador de documentos ( 14 para João Pessoa e 6 para Campina Grande).

O preenchimento das vagas foi feito através de inscrições realizadas junto ao Sistema Nacional de Emprego Estadual (Sine-PB) para as unidades do Detran em João Pessoa e Campina Grande.

O treinamento, oferecido pela Seção de Seleção e Desenvolvimento do Detran, no auditório da Escola Pública de Trânsito, na sede do Detran em Mangabeira, prossegue até o dia 22. Já para as pessoas contratadas para trabalhar na 1ª Ciretran , em Campina Grande, o treinamento será iniciado na próxima semana.

Durante a capacitação, que também é ministrada em libras, os contratados receberão noções básicas de relações humanas e ética no trabalho, além de conhecer a rotina administrativa dos setores nos quais irão atuar, como Divisão de Registro de Veículos e Divisão de Habilitação. A partir do dia 22, eles participarão de treinamento prático nos setores nos quais serão lotados.

No primeiro dia do treinamento, muitos dos contratados deram depoimentos sobre a emoção de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Muitos deles chegaram ao Detran para assumir o primeiro emprego e encontraram maneiras emocionantes de agradecer pela oportunidade.

Eles expressaram a gratidão em forma de música, poemas, desenhos e depoimentos que emocionaram os servidores efetivos do Detran responsáveis pelo treinamento.

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, a contratação, além de suprir a necessidade dos servidores para ampliar e agilizar o atendimento ao público, faz parte da política de inclusão social das pessoas com deficiência adotada pelo Governo do Estado.

O Superintendente também destacou que, “além de inserir no mercado do trabalho pessoas com deficiência, as contratações vão facilitar o atendimento aos usuários com deficiência, a exemplos das pessoas surdas que encontrarão nos principais setores do Detran atendentes e recepcionistas com formação em libras”.

Rodrigo Carvalho adiantou que o número de vagas oferecidas pode aumentar em 2013.

Valorização – Na atual administração, o Detran vem adotando uma política permanente de valorização dos servidores, oferecendo cursos de capacitação, em parceria com a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), que permitem a progressão funcional que representa reajustes salarias que chegam a 30%.

Foram quitadas todas as diferenças de progressões funcionais que estavam em atraso desde 2008. O montante chegou a 1 milhão e 300 mil reais e beneficiou cerca de 350 servidores, em todo o estado.

Só na última sexta-feira (9), 70 servidores lotados nas unidades do Detran no Sertão concluíram o curso oferecido na cidade de Sousa.

O Detran também implantou o Abono Permanência Previdenciário para  que os servidores que já adquiriram o direito à aposentadoria e continuam trabalhando tenham os valores com a previdência custeados pelo órgão.