João Pessoa
Feed de Notícias

Detran reúne agentes e policiais de Trânsito para discutir a lei seca

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 - 17:06 - Fotos: 

“Repassar informações sobre diversos aspectos da lei seca, como os efeitos do álcool no organismo e a mudança de comportamento do motorista, além de debater o lado jurídico na aplicação da lei, fundamentos e jurisprudência e a atuação do agente de trânsito na utilização do etilômetro (bafômetro) para a caracterização da infração”.

Esses foram alguns dos temas que foram debatidos durante o Ciclo de Palestras sobre a ‘Lei Seca’, promovido nesta quinta-feira (02), no auditório do Hotel e Flat Caju Intermares, em Cabedelo. O objetivo é a qualificação dos policiais e agentes que atuam na fiscalização e no policiamento de trânsito, promovido pelo Detran Paraíba.

O coronel Francisco de Assis Silva, diretor superintendente do Detran, disse que a ingestão de álcool é um assunto que preocupa os diretores de Detran’s de todo o País, principalmente porque muitas vezes é feito um trabalho de repressão ao uso de álcool e o motorista flagrado se nega a fazer o teste do bafômetro. Ele informou que num encontro ocorrido recentemente em Brasília da Associação Nacional de Detran’s, ficou decidido o encaminhamento de um documento à Presidência da República, pedindo que seja criado um mecanismo legal que permita a adoção de outras medidas além do texto do bafômetro para comprovar a embriagues do motorista.

Ele salientou que diante dessa realidade, o Detran Paraíba tomou a iniciativa de promover o ‘Ciclo de Palestras sobre a Lei Seca’, reunindo os agentes de trânsito da Divisão de Fiscalização e Policiamento de Trânsito de João Pessoa e da I Ciretran de Campina Grande, além de policiais militares do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Capital e da 10ª Companhia de Policiamento de Trânsito de Campina Grande.  “O combate ao uso do álcool deve ser permanente, por isso precisamos qualificar nosso pessoal, repassando informações sobre os diversos aspectos da lei, que vão ajudar na atuação desses agentes de trânsito no dia a dia”, comentou.

O Ciclo de Palestras teve a presença do secretário Executivo de Segurança Pública, coronel Ramilton Cordeiro, que parabenizou a iniciativa da diretoria do Detran. O subcomandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, major Limeira, também esteve presente, além dos diretores de Engenharia e Operações do Detran, Cristovão Amaro e Tarcísio Lacerda, respectivamente, além de outros chefes de divisão e servidores do Detran.

Assessoria de Imprensa do Detran