João Pessoa
Feed de Notícias

Detran realiza Simpósio Paraibano de Educação e Segurança no Trânsito nesta quinta-feira

quarta-feira, 29 de julho de 2015 - 09:30 - Fotos: 

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realiza, nesta quinta-feira (30), a partir das 8h, o 1º Simpósio Paraibano de Educação e Segurança no Trânsito. O evento, que encerra a programação do Dia do Motorista e Motociclista, acontece no auditório da Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol), em João Pessoa. A programação vai contar com a participação de um palestrante nacional, o especialista em trânsito, major Ricardo Alves, autor do livro: Tudo que você precisa saber sobre as infrações de trânsito.

“O Simpósio objetiva elencar pontos e estimular debates sobre a humanização no trânsito, com foco no trânsito consciente. E com a troca de conhecimentos e experiências elaborar um documento que contemple novas propostas para diminuir o índice de acidentes e conquistar um trânsito mais humanizado em nosso estado”, disse o superintendente do Detran, Aristeu Chaves.

As atividades do simpósio serão promovidas pela Divisão de Educação para o Trânsito, e contará com a palestra A educação e a segurança no trânsito: A desumanização no trânsito, que será proferida pelo major Ricardo Alves da Silva. E uma mesa redonda com debates, moderada pelo diretor de Engenharia do Detran, Ruy Bezerra, como o tema “O Código das ruas: a vulnerabilidade dos motociclistas no trânsito”.

No final do evento, será elaborado um documento com novas propostas dos participantes objetivando melhorias na humanização do trânsito na Paraíba. E ainda, a entrega de comendas aos principais pacificadores sociais no estado e parceiros da vida no trânsito.

Além do major Ricardo Alves, também participam do evento como palestrantes o psiquiatra Edvaldo Brilhante, Cledson Augusto que é coordenador de Segurança e da Educação de Trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o comandante do Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), coronel Sobreira.

O Simpósio é voltado para representantes de órgãos públicos, Detrans, Centros de Formação de Condutores (CFCs), organizações da sociedade civil, educadores, estudantes, instituições de ensino públicas e privadas, seguradoras, aparelhos de segurança de trânsito, empresas privadas, ONGs, veículos de comunicação e interessados na área.O evento é gratuito e já conta com a participação de 300 inscritos.